Sou Igor Beledeli, membro da equipe Baja Gralha Azul, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa.
Estamos com uma dúvida em relação ao item B6.2.10 do regulamento, que trata do Under Seat Member (USM) e sua relação com o Elevated Seat Support (ESS).
De acordo com o item B6.2.10.1,
“O USM deve ser posicionado de forma a impedir que o piloto passe através do plano dos membros LFS no evento de falha do assento. A Figura B-26 ilustra diferentes configurações do USM.”
A figura mencionada mostra o tubo USM fixado no plano dos membros LFS.Já o item B6.2.10.5 estabelece que:
“Caso o veículo possua ESS (B6.2.15), o USM deve ser conectado ao ESS. Caso algum membro do ESS passe diretamente abaixo do piloto onde o gabarito da Figura B-31 tangencia o assento, com uma tolerância de 51 mm (2 in) à frente desse ponto, a existência do USM é opcional.”
Por sua vez, o item B6.2.15.1 define que:“Os veículos que impossibilitam a fixação do assento diretamente sobre o plano do assoalho deverão utilizar o Elevated Seat Support (ESS).”
No nosso projeto, utilizamos um suporte para o banco (conforme figuras em anexo), configurado como um plano elevado em relação ao definido pelos membros LFS, adotado como solução ergonômica. Não há sistemas de transmissão nem outros componentes sob o banco.Diante disso, gostaríamos de confirmar se, neste caso, ainda é obrigatória a presença de um USM conectado ao suporte do banco, considerando que o nosso protótipo possui um membro longitudinal (ASB) no plano do assoalho, o qual poderia, pela interpretação do item B6.2.10.1, ser caracterizado como o USM.
Agradeço desde já pela atenção e esclarecimento.
Atenciosamente,
Igor Beledeli
Equipe Baja Gralha Azul
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Ponta Grossa