Superfícies rígidas diretamente a frente do piloto (B6.1.4)

Perguntas referentes ao regulamento ou funcionamento das competições
Guilherme_Zerwes
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Superfícies rígidas diretamente a frente do piloto (B6.1.4)

Mensagem por Guilherme_Zerwes »

Bom dia,
Sou Guilherme e faço parte da equipe Vitória Baja. Surgiu uma dúvida sobre o ítem B6.1.4 do Regulamento:
As pernas do piloto devem ter folga mínima de 76 mm (3 in) até
todas as superfícies rígidas diretamente acima ou a frente de si. Tais
superfícies devem ser acolchoadas conforme o item B7.9.9 e estes
revestimentos não são considerados na medição de distância às
pernas.
A questão levantada pela equipe refere-se à caixa de direção, gostariamos de saber se ela seria considerada uma superfície rígida a frente da perna do piloto. Além disso, se a caixa de fato for uma superfície rígida a frente da perna do piloto, gostariamos de saber se a proteção para a caixa (representada em verde na imagem) também se enquadraria no ítem referido.

Imagem
Imagem com os pedais acionados

Imagem
Imagem com o pedal do freio em posição estática

Agradeço pela atenção,
Guilherme Zerwes
Lucas13ra
Comitê Sudeste
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Re: Superfícies rígidas diretamente a frente do piloto (B6.1.4)

Mensagem por Lucas13ra »

Prezado Guilherme,

O item B6.1.4 está relacionado à superfícies rígidas que possam entrar em contato com as pernas no piloto, precisando de acolchoamento, conforme definido no item B7.10. O que torna necessário a utilização de proteção na caixa de direção é o Item B7.7 Proteções de pernas e pés. Porém com as imagens apresentadas não dá pra ter noção da extensão dessas proteções, tornando necessário uma outra imagem que possibilite melhor visualização.

Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL
Guilherme_Zerwes
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Equipe: Vitória Baja

Proteção de Perna e Pé (B7.7)

Mensagem por Guilherme_Zerwes »

Boa noite,

Sou Guilherme da equipe Vitória Baja. Gostaria de pedir esclarecimento sobre os ítens B7.7.2
A proteção deve prevenir que a perna, o pé ou a vestimenta do piloto
entre em contato ou se enrosque em tais elementos durante
operação ou falha.
e B.6.1.4.
As pernas do piloto devem ter folga mínima de 76 mm (3 in) até
todas as superfícies rígidas diretamente acima ou a frente de si. Tais
superfícies devem ser acolchoadas conforme o item B7.9.9 e estes
revestimentos não são considerados na medição de distância às
pernas.
A dúvida que tivemos foi em relação ao pertencimento ou não do Pé como uma parte da Perna. Tal questionamento surge pois, o ítem B7.7 trata sobre a criação de proteções para previnir o contato com a perna e com o pé, ao passo que o ítem B6.1.4 trata sobre a distância mínima entre a perna (sem fazer menção direta ao pé) e as superfícies rígidas.

Abaixo, anexei imagens de como tal questionamento surgiu em nossa equipe, mostrando assim, sua relevância na prática. As imagens mostram a caixa de direção que, se for levado em consideração que o ítem B6.1.4 trata da perna e do pé, seria necessário o uso de acolchoamento de acordo com o ítem B7.10. Entretanto, se levarmos em consideração a não menção dos pés no ítem B6.1.4, a caixa de direção se enquadraria no ítem B7.7, sendo necessária uma proteção para prevenir o contato, e não sendo necessário o acolchoamento regido pelo ítem B7.10.

Imagem
Imagem de Vista Isométrica dos pedais acionados

Imagem
Imagem de Vista Isométrica dos pedais não acionados

Imagem
Imagem de Vista Lateral do pedal do freio não acionado

Portanto, nossa dúvida resume-se na participação, ou não, do pé na perna. Além disso, gostaria de saber se para a caixa de direção seria necessário o uso de acolchoamento, tal como descrito no ítem B7.10.

Grato pela atenção,
Guilherme Zerwes
Lucas13ra
Comitê Sudeste
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Re: Superfícies rígidas diretamente a frente do piloto (B6.1.4)

Mensagem por Lucas13ra »

Prezado Guilherme,

Agradecemos pelo contato.

A necessidade de acolchoamento descrita no item B6.1.4 depende da disposição dos membros e subsistema, sendo necessário uma avaliação caso a caso. Nas imagens apresentadas a caixa encontra-se abaixo dos pés, tornando desnecessário a adição de acolchoamento.
Contudo, a validação será feita na Inspeção de Conformidade Técnica e de Segurança.

Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL
Trancado