Posicionamento do Amortecedor

Perguntas referentes ao regulamento ou funcionamento das competições
Carol Santorio
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Dez 15, 2017 7:12 pm
Escola: PUC-Rio
Equipe: Equipe Reptiles

Posicionamento do Amortecedor

Mensagem por Carol Santorio »

Olá, boa tarde

Eu e minha equipe estamos com dúvidas em relação ao item B7.7 do RATBSB, que diz “B7.7.1 Todo link de direção e suspensão exposto no habitáculo deve ser protegido, sendo materiais metálicos fortemente recomendados. Proteções também devem existir em junta universal, caso exista, sendo neste caso permitido o uso de coifa como proteção.” “B7.7.2 A proteção deve previnir que a perna, pé ou vestimenta do piloto entre em contato ou se enrosque em tais elementos durante operação ou falha.”
Como vocês podem ver nas imagens em anexo, o nosso amortecedor está posicionado de forma que parte dele fica dentro do habitáculo, portanto, gostaríamos de saber se é obrigatório que façamos uma proteção metálica para ele ou se podemos explorar também o uso de coifas e/ou outros materiais não metálicos para a proteção, devido ao movimento que o amortecedor promove durante a operação do veículo.

Atenciosamente,
Carol Santório
Anexos
A69720F8-59FE-4717-BB4D-1E3E9B17BB34.png
A69720F8-59FE-4717-BB4D-1E3E9B17BB34.png (218.48 KiB) Exibido 3313 vezes
Avatar do usuário
Filipe
Mensagens: 1200
Registrado em: Ter Mar 14, 2017 10:18 am
Escola:
Equipe:

Re: Posicionamento do Amortecedor

Mensagem por Filipe »

Prezada Carol Santorio,

O comitê recebeu sua pergunta e está discutindo internamente a melhor forma de respondê-la. Em breve a resposta à sua pergunta será divulgada.

Atenciosamente

Comitê Baja SAE BRASIL
Avatar do usuário
Luiz Aun Fonseca
Conselheiro
Mensagens: 704
Registrado em: Sex Mar 17, 2017 12:10 pm
Escola: Comitê Baja SAE BRASIL
Equipe: Subcomitê de Segurança

Re: Posicionamento do Amortecedor

Mensagem por Luiz Aun Fonseca »

Prezada Carol, agradecemos pelo contato.

O Comitê, após a análise do posicionamento do link, viu que a proteção não é mandatória. Contudo, ao observar a estrutura que suporta o link da suspensão, visualizamos que em um caso de falha do link, o amortecedor terá a tendência de ir na direção das pernas do piloto, configurando uma situação de risco. Desta forma, pedimos que a equipe:

a) Demonstre a carga crítica para falha do link, comprovando a robustez da solução adotada OU
b) Faça uma modificação estrutural, criando um caminho alternativo para carga, no caso de falha do link proposto.

Pedimos para que toda a documentação seja enviada para o Comitê para nova análise assim que houver a conclusão dos trabalhos. A equipe sempre pode entrar em contato com o Comitê em caso de dúvidas.

Atenciosamente,

Comitê Baja SAE BRASIL
Trancado