Olá, boa tarde
Eu e minha equipe estamos com dúvidas em relação ao item B7.7 do RATBSB, que diz “B7.7.1 Todo link de direção e suspensão exposto no habitáculo deve ser protegido, sendo materiais metálicos fortemente recomendados. Proteções também devem existir em junta universal, caso exista, sendo neste caso permitido o uso de coifa como proteção.” “B7.7.2 A proteção deve previnir que a perna, pé ou vestimenta do piloto entre em contato ou se enrosque em tais elementos durante operação ou falha.”
Como vocês podem ver nas imagens em anexo, o nosso amortecedor está posicionado de forma que parte dele fica dentro do habitáculo, portanto, gostaríamos de saber se é obrigatório que façamos uma proteção metálica para ele ou se podemos explorar também o uso de coifas e/ou outros materiais não metálicos para a proteção, devido ao movimento que o amortecedor promove durante a operação do veículo.
Atenciosamente,
Carol Santório
Posicionamento do Amortecedor
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Posicionamento do Amortecedor
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Re: Posicionamento do Amortecedor
Prezada Carol Santorio,
O comitê recebeu sua pergunta e está discutindo internamente a melhor forma de respondê-la. Em breve a resposta à sua pergunta será divulgada.
Atenciosamente
Comitê Baja SAE BRASIL
O comitê recebeu sua pergunta e está discutindo internamente a melhor forma de respondê-la. Em breve a resposta à sua pergunta será divulgada.
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Comitê Baja SAE BRASIL
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Re: Posicionamento do Amortecedor
Prezada Carol, agradecemos pelo contato.
O Comitê, após a análise do posicionamento do link, viu que a proteção não é mandatória. Contudo, ao observar a estrutura que suporta o link da suspensão, visualizamos que em um caso de falha do link, o amortecedor terá a tendência de ir na direção das pernas do piloto, configurando uma situação de risco. Desta forma, pedimos que a equipe:
a) Demonstre a carga crítica para falha do link, comprovando a robustez da solução adotada OU
b) Faça uma modificação estrutural, criando um caminho alternativo para carga, no caso de falha do link proposto.
Pedimos para que toda a documentação seja enviada para o Comitê para nova análise assim que houver a conclusão dos trabalhos. A equipe sempre pode entrar em contato com o Comitê em caso de dúvidas.
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL
O Comitê, após a análise do posicionamento do link, viu que a proteção não é mandatória. Contudo, ao observar a estrutura que suporta o link da suspensão, visualizamos que em um caso de falha do link, o amortecedor terá a tendência de ir na direção das pernas do piloto, configurando uma situação de risco. Desta forma, pedimos que a equipe:
a) Demonstre a carga crítica para falha do link, comprovando a robustez da solução adotada OU
b) Faça uma modificação estrutural, criando um caminho alternativo para carga, no caso de falha do link proposto.
Pedimos para que toda a documentação seja enviada para o Comitê para nova análise assim que houver a conclusão dos trabalhos. A equipe sempre pode entrar em contato com o Comitê em caso de dúvidas.
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL