Dúvida sobre fixação de cabo de acelerador no motor Honda GX390

Perguntas referentes ao regulamento ou funcionamento das competições
NicolasBaja
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Nov 04, 2024 10:09 am
Escola: Centro Universitário FEI
Equipe:

Dúvida sobre fixação de cabo de acelerador no motor Honda GX390

Mensagem por NicolasBaja »

Olá boa noite, sou o Nicolas Malzone.
Gostaria de saber se é permitido realizar um furo na haste de acelerador original do motor Honda GX390, para que assim eu consiga prender uma chapa de metal para alongar o braço de alavanca e consequentemente aumentar o curso do acelerador. E também, gostaria de saber se seria um problema o cabo de acelerador passar por de baixo da estrutura original onde o haste de acelerador apresenta seu batente, e encostar na porca soldada que vem originalmente com o motor. Para este segundo caso, uma solução possível poderia ser a aplicação de alguma massa para arredondar e suavizar o contato?
[img]file:///C:/Users/unienbarbosa/Downloads/WhatsApp%20Image%202024-11-06%20at%2009.09.01.jpeg[/img]
[img]file:///C:/Users/unienbarbosa/Downloads/WhatsApp%20Image%202024-12-05%20at%2019.46.53.jpeg[/img]

Desde já agradeço!
Lucas13ra
Comitê Sudeste
Mensagens: 2755
Registrado em: Seg Jan 22, 2018 10:02 pm
Escola:
Equipe:

Re: Dúvida sobre fixação de cabo de acelerador no motor Honda GX390

Mensagem por Lucas13ra »

Olá,

Não é possível acessar as imagens para avaliar a solução da equipe. Favor enviar novamente.

Atenciosamente

Comitê Baja SAE BRASIL
NicolasBaja
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Nov 04, 2024 10:09 am
Escola: Centro Universitário FEI
Equipe:

Dúvida sobre fixação de cabo de acelerador no motor Honda GX390

Mensagem por NicolasBaja »

Olá boa noite, sou o Nicolas Malzone.
Gostaria de saber se é permitido realizar um furo na haste de acelerador original do motor Honda GX390, para que assim eu consiga prender uma chapa de metal de maneira estável, para alongar o braço de alavanca e consequentemente aumentar o curso do acelerador. E também, gostaria de saber se seria um problema o cabo de acelerador passar por de baixo da estrutura original onde a haste de acelerador apresenta seu batente, e encostar na porca soldada que vem originalmente com o motor. Para este segundo caso, uma solução possível poderia ser a aplicação de alguma massa para arredondar e suavizar o contato?


Desde já agradeço
Voltar ao topo
Anexos
foto alavanca acelerador.pdf
(102.64 KiB) Baixado 56 vezes
Lucas13ra
Comitê Sudeste
Mensagens: 2755
Registrado em: Seg Jan 22, 2018 10:02 pm
Escola:
Equipe:

Re: Dúvida sobre fixação de cabo de acelerador no motor Honda GX390

Mensagem por Lucas13ra »

Prezado Nicolas,

Não foi possível entender a solução que você deseja adotar observando a imagem.
Se você puder trazer um esquemático, indicando as modificações que deseja fazer e as peças do motor, será mais fácil para julgar sua solução.

Atenciosamente,

Comitê Baja SAE BRASIL
NicolasBaja
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Nov 04, 2024 10:09 am
Escola: Centro Universitário FEI
Equipe:

Dúvida sobre fixação de cabo de acelerador no motor Honda GX390

Mensagem por NicolasBaja »

Olá Boa noite, sou o Nicolas Malzone.
Eu gostaria de reformular a minha pergunta anterior. A minha ideia é aumentar o curso do acelerador do motor Honda, tendo em vista que originalmente ele é muito curto. E para isso, é necessário aumentar o braço de alavanca do suporte/alavanca original onde vai preso o cabo de acelerador. Com isso em mente, uma alternativa possível seria alongar a alavanca original do motor, prendendo uma chapinha nela, para aumentar seu comprimento e consequentemente o curso no pedal do acelerador. Eu gostaria de saber se é permitido realizar essa adaptação, prendendo essa chapinha na alavanca do acelerador e se necessário, fazer um furo extra na alavanca para impedir a chapinha de pivotar ao puxar o cabo.
foto alavanca do acelerador forum.jpeg
Lucas13ra
Comitê Sudeste
Mensagens: 2755
Registrado em: Seg Jan 22, 2018 10:02 pm
Escola:
Equipe:

Re: Dúvida sobre fixação de cabo de acelerador no motor Honda GX390

Mensagem por Lucas13ra »

Prezado Nicolas,

Não existem restrições para utilização dessa chapa adicional para aumentar o custo do acelerador.
Embora que modifique a alavanca original do motor, você pode realizar a furação, desde que não comprometa a funcionalidade da peça.
Não recomendamos que seja modificado os componentes originais do motor. Se possível busque uma outra maneira de evitar que a chapinha pivote.

Ressaltamos que todas as soluções aprovadas estarão sujeitas a reavaliação por parte do Comitê durante a prova de Inspeção de Conformidade Técnica e Segurança.

Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL
Trancado