Discussão item C4.13.12 - Pontuação das Finais de Apresentação de Projeto

Área para discussões livres e/ou que não se enquadrem nas outras seções.
Matheus Athayde
Mensagens: 11
Registrado em: Dom Jul 02, 2017 11:35 am
Escola: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
Equipe: Baja UFMG

Discussão item C4.13.12 - Pontuação das Finais de Apresentação de Projeto

Mensagem por Matheus Athayde »

Caros Bajeiros e Bajeiras,

A discussão que gostaria de iniciar é a respeito do método de Pontuação das Finais de Apresentação de Projeto.
As Finais de Apresentação de Projeto foram remodeladas para as duas últimas Etapas Nacionais e, na minha opinião, se tornaram um método de avaliação muito mais eficaz por conta da liberdade que foi concedida aos Juízes. Existem muitos prós e contras do novo modelo de avaliação, mas estes pontos não são a intenção do tópico. A discussão que abordo aqui é a pontuação.
A pontuação antiga colocava em disputa para os que se classificassem, independentemente da pontuação das equipes nas apresentações, 15 pontos extras. A intenção é simples, premiar os melhores resultados das equipes que chegarem às Finais. O novo método também foi modificado nesse quesito, ao invés de disputarem 15 pontos extras, as equipes passaram a disputar novamente os pontos que receberam a mais que a equipe mais bem pontuada que não se classificou. A intenção passada é a de utilizar as Finais como uma oportunidade de reavaliação das equipes que se classificarem e corrigirem sua nota, para mais ou menos, de acordo com essa avaliação mais profunda dos projetos.
No item C4.13.1, são listados os objetivos das Finais de Apresentação de Projeto. É possível perceber que com o novo método de pontuação eles são respeitados, principalmente pelo fato de que estão em sintonia com a pontuação recebida nas Apresentações de Projeto e não serão somente uma vantagem para as equipes das Finais e desvantagem para as que não se classificaram, pois não são disputados pontos extras. As Finais se tornaram uma "Reavaliação de Projeto", visando corrigir para mais ou para menos as notas das equipes que foram melhor avaliadas.

Entrando agora no motivo real do tópico... Tendo em mente o intuito de uma Reavaliação de Projeto, existe um fator no cálculo da nota das equipes que se classificam para tal que não faz sentido. Este fator é a limitação da nota, ele está descrito no item C4.13.12.2: "As novas pontuações serão limitadas pelo máximo e mínimo dentre aquelas obtidas pelas equipes classificadas.".
O limite inferior da nota é justificável ser equivalente ao da pior equipe classificada, pois, uma vez que as equipes não classificadas não foram reavaliadas elas não devem receber "vantagem" em relação as que foram, a classificação se apresentaria como um risco muito grande e não um benefício.
Entretanto, qual a justificativa do limite superior ser igual a pontuação da equipe melhor classificada? O primeiro problema, mais evidente, é o sentido da disputa para a equipe que estabeleceu o limite, a despeito de ter sido a equipe com a melhor pontuação nas Apresentações, ela será a única dentre as classificadas que não terá oportunidade de aumentar esta pontuação, mesmo se essa for a intenção dos Juízes após reavaliá-la de maneira mais profunda, como é citado no item C4.13.1, é impossível para esta equipe aumentar sua diferença de pontuação para as equipes não classificadas e dentre as classificadas, mesmo se seu resultado melhorar e o de todas as outras piorarem, ainda não há garantias de que a diferença de pontos diminuirá, pois esta nova diferença de pontos depende do resultado da equipe com pior pontuação nas Finais.
A outra inconsistência desse limite é sua base, se a prova proporciona uma avaliação mais profunda, todas as equipes classificadas deveriam ter direito de disputar novamente os pontos das Apresentações sem se limitar a pontuação de outra equipe, podendo inclusive ultrapassá-la ou ser ultrapassada. Um limite de pontuação superior realmente justo são os pontos totais da prova de Apresentação de Projeto, 180 pontos. Dessa maneira, não são adicionados pontos extras, como era feito anteriormente, mas é dada a oportunidade para as equipes, a critério dos Juízes, de receberem nova nota para sua apresentação, após terem conhecido melhor os projetos. No método atual, uma contradição injusta tem grandes chances de acontecer, e aconteceu na última Nacional, uma equipe pode receber uma média de nota nas Finais maior do que recebeu na Apresentação de Projeto e ainda assim diminuir sua nota, ou reduzir essa nota e aumentar a sua pontuação, isso acontece pois a base para cálculo atual depende das notas obtidas pelas equipes não somente nas apresentações, como também sua classificação nas Finais.
Para solucionar isso, proponho uma fórmula para cálculo da nota equivalente ao aplicado na Apresentação de Projeto, mudando o multiplicador do cálculo atual e o limite superior:
PontuaçãoFinais = PAmenor + (180−PAmenor)∙(Nequipe/Nmáx)
PAmenor é a menor pontuação de Apresentação de Projeto obtida por uma equipe classificada às Finais.
Nequipe é a nota que a equipe obteve nas Finais
Nmáx é a nota máxima atribuída às Finais, usualmente = 10
Ou seja, as equipes classificadas receberão os pontos disputados proporcionalmente a sua nota nas Finais, igual é feito nas Apresentações. Assim, a pontuação se torna mais simples e a avalição de uma equipe não implica na pontuação da outra, não contradizendo a avaliação mais profunda que os Juízes vão ter, tornando a prova mais justa e em melhor acordo com o propósito de reavaliação.

Espero ter contribuído.
Matheus Faria Athayde, equipe Baja UFMG.
Responder