Boa noite. Meu nome é Everton e sou da equipe CEFAST Baja SAE.
A respeito do tópico B3.8.2.2, o qual diz "o chicote deve estar corretamente roteado e afixado com abraçadeiras plásticas, evitando problemas de enroscamento, arrastamento, pender abaixo ou por fora do chassi", pode ter ficado claro que não é permitido rotear o chicote por fora do chassi, mas nesse caso o que se considera chassi é apenas a gaiola de proteção ou o conjunto formado por gaiola, suspensão e direção? Pergunto isso porque, se for apenas a gaiola, uma das conexões do nosso chicote estaria em desacordo com esse tópico, como se pode perceber na imagem anexada, a qual mostra uma ramificação do chicote (em vermelho) fixado num dos braços de suspensão.
Dúvida sobre o item B3.8.2.2
-
- Mensagens: 3
- Registrado em: Ter Ago 22, 2017 2:59 pm
- Escola: CEFET-MG
- Equipe: CEFAST Baja SAE
- Luiz Aun Fonseca
- Conselheiro
- Mensagens: 704
- Registrado em: Sex Mar 17, 2017 12:10 pm
- Escola: Comitê Baja SAE BRASIL
- Equipe: Subcomitê de Segurança
Re: Dúvida sobre o item B3.8.2.2
Prezado Everton, agradecemos pelo contato.
O Comitê entende que o chicote ramificado em direção às rodas faz parte do conjunto de um sensor. O fato desse chicote se estender para fora da gaiola não viola o regulamento, já que o Comitê compreende que seria difícil encontrar solução sem fio para o caso. O Comitê apenas ressalta as boas práticas que devem ser tomadas no roteamento dessa fiação, como a fixação por abraçadeiras e o posicionamento em locais de menor probabilidade de eventual impacto.
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL
O Comitê entende que o chicote ramificado em direção às rodas faz parte do conjunto de um sensor. O fato desse chicote se estender para fora da gaiola não viola o regulamento, já que o Comitê compreende que seria difícil encontrar solução sem fio para o caso. O Comitê apenas ressalta as boas práticas que devem ser tomadas no roteamento dessa fiação, como a fixação por abraçadeiras e o posicionamento em locais de menor probabilidade de eventual impacto.
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL