Página 1 de 1

Dúvida sobre a seção B6.2.8.4 - Emenda 7 - RATBSB

Enviado: Ter Nov 04, 2025 8:25 pm
por Maria Eduarda
Boa noite! Sou Maria Eduarda da Equipe Forja Baja, da Universidade Federal Fluminense do campus de Volta Redonda.

O item B6.2.8.4 do RATBSB atual diz o seguinte:
Uma travessa intermediária chamada de membro Intermediate Lateral Cross (ILC) deve ligar os dois membros LFS e estar localizada a, ao máximo, 51 mm de distância do ponto de ancoragem traseiro dos braços inferiores da suspensão dianteira. A medida será realizada tomando como base a distância entre o centro do tubo ILC e o centro da fixação do braço de suspensão. A intersecção dos membros LFS e ILC define os pontos IR e IL.
Com isso, surgiu uma dúvida, no nosso projeto para o novo protótipo, o ponto de ancoragem traseiro dos braços inferiores da suspensão dianteira não ficam localizados no LFS, e sim em um tubo paralelo a ele, que também atende as dimensões de membros primários da estrutra, que serve como proteção para o diferencial, uma vez que este foi posicionado abaixo do assoalho. Portanto, como solução, foi adicionado um tubo transversal, paralelo e abaixo do ILC original, destacado na imagem abaixo:
Tubo equivalente ao ILC
Tubo equivalente ao ILC
Dessa forma, a distância centro a centro do ponto de ancoragem traseiro dos braços inferiores da suspensão dianteira ao tubo equivalente ao ILC está conforme a seção do regulamento citada acima. Valido ressaltar que ambos os tubos são feitos de aço 1020 e tem as dimensões de 31,75 x 2,00 mm. A distancia entre os tubos está demonstrada na imagem abaixo, sendo esta de 43,1 mm:
Distância do ponto de ancoragem da suspensão até o tubo equivalente ao ILC
Distância do ponto de ancoragem da suspensão até o tubo equivalente ao ILC
Gostariámos de saber se essa solução é valida ou teríamos que enviar um ELOS comprovando a rigidez da estrutura.

Re: Dúvida sobre a seção B6.2.8.4 - Emenda 7 - RATBSB

Enviado: Ter Nov 11, 2025 1:16 am
por Michalovzkey
Prezada Maria,

A solução apresentada será aceita nas condições que a mesma foi proposta neste tópico, utilizando materiais equivalentes a tubos primários e respeitando as distancias máximas de fixação apontadas pelo item B6.2.8.4.

Ressaltamos que todas as soluções aprovadas estarão sujeitas a reavaliação por parte do Comitê durante a prova de Inspeção de Conformidade Técnica e Segurança.

Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL