Alternativas para equivalência de tubos

Perguntas referentes ao regulamento ou funcionamento das competições
LucasD
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Alternativas para equivalência de tubos

Mensagem por LucasD »

Olá, me chamo Lucas Gama, capitão da equipe UnBaja. No feedback que recebemos sobre a documentação de segurança, os cálculos de equivalência dos nossos tubos primários não atingem o mínimo exigido de 370 MPa (B6.3.3.2.7 RATBSB). Em competições anteriores, já competimos com os mesmos tubos de aço 1020, 1 1/4", 1,6 mm, e seguimos com a mesma prática para a competição nacional de 2025. Nosso carro já está quase finalizado, com tudo montado e em fase de testes e validações para iniciarmos os últimos acabamentos. Gostaríamos de discutir alternativas, como, por exemplo, possíveis travamentos pontuais, visto que a substituição dos tubos atuais por tubos de aço 1020, 1 1/4", 2 mm atenderia aos cálculos, porém teremos um prazo muito curto para fabricação e ensaios para o documento de segurança após a entrega dos tubos, devido ao feriado de Carnaval. Usaríamos também os últimos recursos destinados a gastos logísticos para a competição, podendo comprometer nossa participação.

Em anexo:
cálculos de equivalência:
IMG_20250227_161543_873.jpg
Laudo dos atuais tubos utilizados:
Laudo tubos 2024 1 e 1_4_ .pdf.pdf
(589.03 KiB) Baixado 14 vezes
Foto atual do carro:
20250227_151535.jpg
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Michalovzkey
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Re: Alternativas para equivalência de tubos

Mensagem por Michalovzkey »

Prezado Lucas,

Na apresentação do cálculo de equivalência, a equipe utilizou a Tensão de Escoamento do material com valor de 255 MPa. Com esse valor a resistência a flexão está reprovada. Se utilizarmos 325 MPa como a tensão de escoamento do material, que está referenciado no laudo (referente a NF 1777), mesmo assim a resistência flexão está reprovada.

O Item B6.3.3.2.7 indica o valor de tensão de escoamento a ser utilizado para os cálculos de equivalência. Refaçam os cálculos de equivalência utilizando esses valores e apresentem a documentação na Competição, durante a ICTS.

Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL
Trancado