Boa noite, eu me chamo Rafael e sou da equipe BAJA EESC. Venho por meio deste texto sanar as dúvidas referentes à validade do projeto 4x4 desenvolvido pela equipe.
Para resolver o problema de offset na altura e posicionamento do diferencial em relação ao redutor, um eixo de transmissão intermediário conecta o redutor ao eixo cardan, esta conexão é feita por meio de uma junta universal dupla, que é posicionada em baixo da elevação do banco como no esquema ilustrativo a seguir:
Porém, ao ler o informativo 2 - transmissão 4x4, surgiu uma duvida. Um parágrafo menciona que eixos bipartidos são proibidos, mas não temos certeza se nosso projeto se encaixa nessa proibição.
Observamos questionamentos semelhantes de outras equipes com sistemas de dois eixos. Um dos projetos com o eixo de transmissão completamente fora do cockpit foi considerado válido e o outro com o mesmo eixo com parte avançando consideravelmente dentro do cockpit, não foi.
Segue os links para as perguntas citadas:
https://forum.bajasaebrasil.net/viewto ... 4x4#p10772
https://forum.bajasaebrasil.net/viewto ... 4x4#p10907
No nosso caso, a maior parte do eixo de transmissão está fora do cockpit. Por isso gostaríamos de saber se o projeto é válido assim como no caso validado citado acima, ou se seria considerado como cardan bipartido, devido a parte do eixo que fica dentro do cockpit, como no caso do projeto não aprovado. Desde já agradecemos pela resposta.
Utilização de dois eixos no 4x4
Re: Utilização de dois eixos no 4x4
Prezado Rafael,
A solução trazida pela equipe é válida, como expõe o item B16.2.2 do RATBSB Emenda 6.
Lembrando que todas as soluções são sujeitas a aprovação durante a Inspeção de Conformidade Técnica e Segurança.
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL
A solução trazida pela equipe é válida, como expõe o item B16.2.2 do RATBSB Emenda 6.
Lembrando que todas as soluções são sujeitas a aprovação durante a Inspeção de Conformidade Técnica e Segurança.
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL