Boa tarde, temos uma dúvida quanto ao RATBSB - Emenda 06 no item B6.2.10.5 que rege:
"Caso o veículo possua ESS (B6.2.15), o USM deve ser conectado ao ESS. Caso algum membro do ESS passe diretamente abaixo do piloto onde o gabarito da Figura B-31 tangencia o assento, com uma tolerância de 51 mm (2 in) a frente desse ponto, a existência do USM é opcional."
E no item B6.2.15.2 que rege:
"O ESS deve ser composto por quatro membros no mesmo plano, formando um quadrilátero. Este quadrilátero deve ser conectado em pelo menos 4 pontos à membros primários da gaiola de proteção."
No nosso caso, usamos USM + ASB (membro primário, segundo Figura - 33), e gostaríamos de saber se a solução em destaque é tratada como membro ESS, satisfazendo assim a união do ESS ao USM (proposta no item B6.2.10.5).
Dúvida no item B6.2.10.5 - RATBSB Emenda 06
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Re: Dúvida no item B6.2.10.5 - RATBSB Emenda 06
Prezado João Henrique,
A solução não é válida. Note que o intuito do tubo USM é garantir que o piloto não seja projetado abaixo do plano em que o assento é ancorado.
Neste seu caso o ESS não garante que o piloto não seja projetado abaixo do plano do ESS em caso de falha do assento. Se um dos tubos transversais utilizados no seu plano ESS está até 2 in a frente do ponto de tangência do Geraldão, você não precisa utilizar o USM, visto que, esse tubo vai impedir a projeção do seu piloto (veja a segunda frase do item B6.2.10.5 ).
Lembrando que todas as soluções são sujeitas a aprovação durante a Inspeção de Conformidade Técnica e Segurança.
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL
A solução não é válida. Note que o intuito do tubo USM é garantir que o piloto não seja projetado abaixo do plano em que o assento é ancorado.
Neste seu caso o ESS não garante que o piloto não seja projetado abaixo do plano do ESS em caso de falha do assento. Se um dos tubos transversais utilizados no seu plano ESS está até 2 in a frente do ponto de tangência do Geraldão, você não precisa utilizar o USM, visto que, esse tubo vai impedir a projeção do seu piloto (veja a segunda frase do item B6.2.10.5 ).
Lembrando que todas as soluções são sujeitas a aprovação durante a Inspeção de Conformidade Técnica e Segurança.
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL