Olá pessoal, como estão?
Sou estudante da Fundação Santo André e estou desenvolvendo uma estrutura para o Baja como TCC, e estou incluindo neste trabalho os ensaios de solda do regulamento.
Entretanto estou com uma dúvida sobre o que é considerado uma "penetração adequada" no item B6.3.2.6.
Já fiz alguns ensaios e acabei no mesmo problema:
Onde está circulado em vermelho eu não consigo chegar com a solda (já tentei soldar com MIG/MAG e TIG), porém dá para observar que o material que adicionei na solda funde em ambos os tubos, fica apenas esse espaço no canto inferior.
A dúvida que tenho é: isso é considerado uma solda com penetração adequada ou não? Teriam alguma dica para melhorar isso?
Agradeço desde já!
Ensaio de penetração de solda
-
- Escola: Centro Educacional Fundação Santo André
- Equipe:
Re: Ensaio de penetração de solda
Prezado Vinícius,
Pela fotografia o corpo de prova seria aprovado. Porém ressaltamos o cuidado na confecção dos encaixes entre os tubos e na correta dimensão do corpo de prova. A solda da imagem aparentemente cumpre sua função, fundindo e ligando os dois elementos tubulares.
Ressaltamos que todas as soluções aprovadas estarão sujeitas a reavaliação por parte do Comitê durante a prova de Inspeção de Conformidade Técnica e Segurança.
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL
Pela fotografia o corpo de prova seria aprovado. Porém ressaltamos o cuidado na confecção dos encaixes entre os tubos e na correta dimensão do corpo de prova. A solda da imagem aparentemente cumpre sua função, fundindo e ligando os dois elementos tubulares.
Ressaltamos que todas as soluções aprovadas estarão sujeitas a reavaliação por parte do Comitê durante a prova de Inspeção de Conformidade Técnica e Segurança.
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL