Ensaio de penetração de solda

Perguntas referentes ao regulamento ou funcionamento das competições
vinicius4028
Escola: Centro Educacional Fundação Santo André
Equipe:

Ensaio de penetração de solda

Mensagem por vinicius4028 »

Olá pessoal, como estão?
Sou estudante da Fundação Santo André e estou desenvolvendo uma estrutura para o Baja como TCC, e estou incluindo neste trabalho os ensaios de solda do regulamento.
Entretanto estou com uma dúvida sobre o que é considerado uma "penetração adequada" no item B6.3.2.6.
Já fiz alguns ensaios e acabei no mesmo problema:
tubo.jpg
Onde está circulado em vermelho eu não consigo chegar com a solda (já tentei soldar com MIG/MAG e TIG), porém dá para observar que o material que adicionei na solda funde em ambos os tubos, fica apenas esse espaço no canto inferior.
A dúvida que tenho é: isso é considerado uma solda com penetração adequada ou não? Teriam alguma dica para melhorar isso?
Agradeço desde já!
Lucas13ra
Comitê Sudeste
Escola:
Equipe:

Re: Ensaio de penetração de solda

Mensagem por Lucas13ra »

Prezado Vinícius,

Pela fotografia o corpo de prova seria aprovado. Porém ressaltamos o cuidado na confecção dos encaixes entre os tubos e na correta dimensão do corpo de prova. A solda da imagem aparentemente cumpre sua função, fundindo e ligando os dois elementos tubulares.

Ressaltamos que todas as soluções aprovadas estarão sujeitas a reavaliação por parte do Comitê durante a prova de Inspeção de Conformidade Técnica e Segurança.

Atenciosamente,

Comitê Baja SAE BRASIL
Trancado