Boa noite.
No informativo 5 da competição BAJA Sul foram constadas duas afirmações que, em minha interpretação, são contraditórias. Por isso, gostaria de esclarecer os pontos.
Afirmação 1:
"Validação do veículo
Devido ao formato da prova totalmente remoto e às restrições de atividades
presenciais qualquer validação física em veículo será desconsiderada , incluindo
validações já realizadas pela equipe anteriormente à pandemia. O Comitê Baja Sul
desencoraja qualquer reunião física de estudantes para realização das atividades. "
Afirmação 2:
"Ressaltamos que todos os objetivos informados (Globais e específicos) devem ser
acompanhados de uma meta, que nada mais é que uma quantificação do objetivo em
questão. Sem uma meta bem definida é praticamente impossível avaliar se o objetivo foi ou
não cumprido. Objetivos sem metas definidas serão desconsiderados pelos juízes
avaliadores."
Gostaria de entender como a equipe deve descrever suas metas quantitativamente se os dados não podem ser validados, impossibilitando constatar se as metas e objetivos foram atendidos. Portanto resta a dúvida: devemos inserir metas quantitativas que não podem ser avaliadas ou devemos inserir metas qualitativas?
Agradeço de antemão.
Att.
Lorenzo Vuoto - Equipe Tchê UFRGS
Entregável BAJA Sul 2020
Re: Entregável BAJA Sul 2020
Olá Lorenzo.
Obrigado pela sua pergunta.
Independente de quais forem seus objetivos e metas, sempre teremos um resultado teórico (fase de projeto) e posteriormente outro prático (fase de teste/validação), concorda? Como você bem entendeu, iremos desconsiderar os resultados práticos nesta edição do Regional. No entanto, nada impede de compararmos seus objetivos e metas com os resultados teóricos.
Pode haver algumas situações em que a equipe tenha dificuldade de atingir um resultado teórico confiável (devido à complexidade do estudo ou limitação de acesso à ferramentas adequadas, por exemplo) e que o teste prático realmente seja necessário para se chegar em alguma conclusão. Ainda assim, podemos avaliar se as decisões tomadas são coerentes para atingir os objetivos traçados pelo grupo e se a ausência de resultados teóricos é realmente aceitável.
Respondendo a sua pergunta, as metas devem sempre ser quantitativas/mensuráveis. Isso é importante para eliminar a subjetividade inerente à avaliação de dados qualitativos.
Att.
Comitê Baja Sul
Obrigado pela sua pergunta.
Independente de quais forem seus objetivos e metas, sempre teremos um resultado teórico (fase de projeto) e posteriormente outro prático (fase de teste/validação), concorda? Como você bem entendeu, iremos desconsiderar os resultados práticos nesta edição do Regional. No entanto, nada impede de compararmos seus objetivos e metas com os resultados teóricos.
Pode haver algumas situações em que a equipe tenha dificuldade de atingir um resultado teórico confiável (devido à complexidade do estudo ou limitação de acesso à ferramentas adequadas, por exemplo) e que o teste prático realmente seja necessário para se chegar em alguma conclusão. Ainda assim, podemos avaliar se as decisões tomadas são coerentes para atingir os objetivos traçados pelo grupo e se a ausência de resultados teóricos é realmente aceitável.
Respondendo a sua pergunta, as metas devem sempre ser quantitativas/mensuráveis. Isso é importante para eliminar a subjetividade inerente à avaliação de dados qualitativos.
Att.
Comitê Baja Sul