Boa tarde,
Referente ao Informativo 09 da competição Baja SAE Brasil que cita "No caso de mais de uma equipe da mesma instituição estar entre as cinco melhores, apenas aquela com maior pontuação participará das finais", gostaria de maiores esclarecimentos em relação a:
- Qual o motivo de tal decisão? (já que a mesma foi mostrada no informativo sem justificativa alguma)
- Por que tal informação não foi apresentada anteriormente ao prazo final de inscrição das equipes, já que as escolas que possuem duas equipes poderiam distribuir melhor os membros entre os carros?
- Ambas equipes PAGARAM O MESMO VALOR DE INSCRIÇÃO QUE TODAS AS OUTRAS, logo, por que não podem ter os mesmos direitos?
Espero encarecidamente a resposta e um motivo no mínimo justificável para tal decisão.
Atenciosamente,
Pedro Muniz.
INFORMATIVO 09 - INSTRUÇÕES PARA A PROVA DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO
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Re: INFORMATIVO 09 - INSTRUÇÕES PARA A PROVA DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO
Olá Pedro, obrigado pelo contato.
Primeiramente, para responder às suas perguntas faz-se necessário uma contextualização sobre a prova Finais de Projeto.
As finais de projeto foram criadas para que os juízes tivessem a oportunidade de investigar com mais detalhes o desenvolvimento do projeto realizado pela equipe, além de avaliar de maneira mais criteriosa o domínio dos alunos acerca dos conceitos e ferramentas utilizadas neste desenvolvimento. Até há algum tempo, eram dados 30 pontos extras para disputa entre os participantes das finais de projeto. Ao longo dos anos, percebeu-se que as finais de projeto, na realidade, criavam uma distorção injusta das notas, pois a diferença técnica entre os participantes poderia ser menor que aquela retratada pelas notas, frente à heterogeneidade inerente das avaliações do corpo de juízes. Desta forma, surgiu o conceito de ajuste fino. Daí em diante, foram retirados os pontos extras da prova, e uma simples recolocação foi aplicada entre as equipes finalistas.
Esta mudança corrigiu uma distorção, mas não todas. A cada ano, as equipes participantes das finais de projeto possuem apresentações cada vez mais semelhantes entre si, convergindo para uma direção, e uma das causas identificadas está nos ricos feedbacks e trocas que ocorrem entre juízes e equipes no momento das finais de projeto. Assim, o comitê começou a enxergar a prova como uma excelente oportunidade para a evolução das equipes. Ao longo dos últimos anos vários testes foram realizados no formato da prova, tais como apresentação única e depois rodadas de perguntas com uma equipe por vez, perguntas e respostas com toda as equipes simultaneamente no mesmo ambiente, aumento do número de finalistas...enfim. O Comitê está sempre atento às oportunidades potenciais, tentando levar mais valor técnico e competitivo para as equipes e seus integrantes.
Então, na competição de 2020 mais um teste será feito.
Toda equipe possui o direito de fazer as provas dinâmicas, mas o acesso a estas provas só é concedido àquelas que forem bem sucedidas nas provas de segurança. Toda equipe possui o direito de ocupar a primeira fila do grid do enduro, mas o acesso à esta posição só é concedido mediante o desempenho nas provas dinâmicas e da mesma forma, todas as equipes possuem o direito de serem avaliadas em projeto, mas o acesso às finais de projeto somente é concedido àquelas que cumprem os requisitos para tal, e no momento, os requisitos estão no Informativo 09.
A prova Finais de Projeto não possui pontuação e isto nos dá maior liberdade para experimentar, de maneira responsável, formatos sem ferir a competitividade do evento.
Este formato será testado na próxima competição e poderá ser reutilizado em 2021, sofrer alguns ajustes ou até mesmo deixar de existir. A própria competição, os alunos participantes e o corpo de voluntários fornecem as melhores métricas para esta decisão.
Seus questionamentos são bastante válidos e totalmente legítimos, típicos de quem realmente se importa com o andamento da competição e isso nos enche de orgulho. Em toda discussão conceitual, os envolvidos devem compreender os objetivos que se desejar atingir, para que não vire um debate de opiniões pura e simplesmente.
Saiba que o comitê está sempre atento à qualidade da competição e aos feedbacks dos alunos. O informativo 09 é mais um resultado deste trabalho incessante que é realizado ao longo de todo período entre competições.
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL
Primeiramente, para responder às suas perguntas faz-se necessário uma contextualização sobre a prova Finais de Projeto.
As finais de projeto foram criadas para que os juízes tivessem a oportunidade de investigar com mais detalhes o desenvolvimento do projeto realizado pela equipe, além de avaliar de maneira mais criteriosa o domínio dos alunos acerca dos conceitos e ferramentas utilizadas neste desenvolvimento. Até há algum tempo, eram dados 30 pontos extras para disputa entre os participantes das finais de projeto. Ao longo dos anos, percebeu-se que as finais de projeto, na realidade, criavam uma distorção injusta das notas, pois a diferença técnica entre os participantes poderia ser menor que aquela retratada pelas notas, frente à heterogeneidade inerente das avaliações do corpo de juízes. Desta forma, surgiu o conceito de ajuste fino. Daí em diante, foram retirados os pontos extras da prova, e uma simples recolocação foi aplicada entre as equipes finalistas.
Esta mudança corrigiu uma distorção, mas não todas. A cada ano, as equipes participantes das finais de projeto possuem apresentações cada vez mais semelhantes entre si, convergindo para uma direção, e uma das causas identificadas está nos ricos feedbacks e trocas que ocorrem entre juízes e equipes no momento das finais de projeto. Assim, o comitê começou a enxergar a prova como uma excelente oportunidade para a evolução das equipes. Ao longo dos últimos anos vários testes foram realizados no formato da prova, tais como apresentação única e depois rodadas de perguntas com uma equipe por vez, perguntas e respostas com toda as equipes simultaneamente no mesmo ambiente, aumento do número de finalistas...enfim. O Comitê está sempre atento às oportunidades potenciais, tentando levar mais valor técnico e competitivo para as equipes e seus integrantes.
Então, na competição de 2020 mais um teste será feito.
O motivo da modificação do formato de classificação para as finais de projeto na Competição Baja SAE Brasil 2020 se deve ao fato do subcomitê de projeto, amparado pela diretoria do comitê nacional, compreender que participar das finais de projeto é uma excelente oportunidade de acesso a informações e troca e ideias com juízes altamente capacitados e com bastante experiência no desenvovlimento de produtos. Com base nos banners e no conteúdo das apresentações das instituições que possuem 2 carros, o subcomitê não verificou prejuízo ao tomar esta decisão, visto que está nítido que existe ampla comunicação entre tais equipes. Sendo assim, se a riqueza desta experiência pode ser permeada na instituição, por uma das equipes participantes, limitar a prova a um carro por instituição nos permite difundir cada vez mais o real objetivo das provas de projeto: Criar condições para o desenvolvimento intelectual de engenheiros cada vez mais preparados para o mundo real.Pedro Muniz escreveu: Seg Dez 16, 2019 4:04 pm - Qual o motivo de tal decisão? (já que a mesma foi mostrada no informativo sem justificativa alguma)
As decisões acerca das finais de projeto, após análises, foram classificadas como não-Impactantes e portanto, discutidas e divulgadas após as decisões referentes ao relatório de projeto (as quais possuíam prioridade superior), o que culminou nesta data. Aliado a isso, esta sua pergunta endossa o ponto de vista de ampla comunicação e colaboração entre equipes de mesma instituição.Pedro Muniz escreveu: Seg Dez 16, 2019 4:04 pm - Por que tal informação não foi apresentada anteriormente ao prazo final de inscrição das equipes, já que as escolas que possuem duas equipes poderiam distribuir melhor os membros entre os carros?
Todas as equipes possuem o direito de serem avaliadas de maneira isonômica durante toda a competição. Mas ter direitos não assegura acessos.Pedro Muniz escreveu: Seg Dez 16, 2019 4:04 pm - Ambas equipes PAGARAM O MESMO VALOR DE INSCRIÇÃO QUE TODAS AS OUTRAS, logo, por que não podem ter os mesmos direitos?
Toda equipe possui o direito de fazer as provas dinâmicas, mas o acesso a estas provas só é concedido àquelas que forem bem sucedidas nas provas de segurança. Toda equipe possui o direito de ocupar a primeira fila do grid do enduro, mas o acesso à esta posição só é concedido mediante o desempenho nas provas dinâmicas e da mesma forma, todas as equipes possuem o direito de serem avaliadas em projeto, mas o acesso às finais de projeto somente é concedido àquelas que cumprem os requisitos para tal, e no momento, os requisitos estão no Informativo 09.
A prova Finais de Projeto não possui pontuação e isto nos dá maior liberdade para experimentar, de maneira responsável, formatos sem ferir a competitividade do evento.
Este formato será testado na próxima competição e poderá ser reutilizado em 2021, sofrer alguns ajustes ou até mesmo deixar de existir. A própria competição, os alunos participantes e o corpo de voluntários fornecem as melhores métricas para esta decisão.
Seus questionamentos são bastante válidos e totalmente legítimos, típicos de quem realmente se importa com o andamento da competição e isso nos enche de orgulho. Em toda discussão conceitual, os envolvidos devem compreender os objetivos que se desejar atingir, para que não vire um debate de opiniões pura e simplesmente.
Saiba que o comitê está sempre atento à qualidade da competição e aos feedbacks dos alunos. O informativo 09 é mais um resultado deste trabalho incessante que é realizado ao longo de todo período entre competições.
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL