Furos na CVT

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emanoelagostinho
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Furos na CVT

Mensagem por emanoelagostinho »

Boa tarde, sou da equipe UFPBAJA e gostaria de saber a possibilidade de furar a proteção da CVT na região dos anteparos do trem de força, pois para conseguir dados mais precisos na telemetria, será necessário fixar um sensor indutivo nesta região, no caso temos atualmente esta opção como solução.
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FabricioAxel
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Re: Furos na CVT

Mensagem por FabricioAxel »

(Não sou da comissão técnica, mas já atuei como Engenheiro na inspeção de abastecimento/motor)

Vamos a norma:

B13 ANTEPAROS
B13.1 Anteparos do trem de força
B13.1.1 Todas as peças rotacionadas pelo motor, como correntes, polias e correias, que girem na velocidade do eixo das rodas ou mais rápido, devem ser protegidas.
B13.1.2 As proteções não precisam se estender a alturas inferiores a 305 mm (12 in) do solo, aferida em posição estática de rodagem do veículo, desde que elas cubram a região da linha de centro da peça rotativa para cima, como mostra a Figura B-63.
B13.1.3 As proteções devem se estender ao redor da periferia das peças em rotação e devem ser mais largas do que a peça sendo protegida. Esse requisito inclui toda a periferia das polias de CVT, não apenas a largura da correia.
B13.1.4 As proteções devem ser fixadas rigidamente e suas fixações devem ser projetadas para resistir a afrouxamento por vibração.
B13.1.5 As proteções devem ser feitas utilizando apenas:
Aço com ao menos 1,5 mm (0,06 in) de espessura e resistência ao impacto igual ou superior ao aço SAE 1010.
Alumínio com ao menos 3,0 mm (0,12 in) de espessura e resistência ao impacto igual ou superior ao alumínio SAE 6061-T6.
Arruela de segurança
Pelo menos 2
fios de rosca
expostos
REGULAMENTO BAJA SAE BRASIL (RATBSB) EMENDA 2
88/137
B13.1.6 Alternativamente, proteções podem ser feitas de um material com
absorção de energia na ruptura equivalente. Ensaios aceitos para
prova de equivalência são ensaios de resistência ao impacto, como
Charpy e Izod.
B13.1.7 Devido a problemas de fabricação, materiais compósitos, se
utilizados, devem possuir o dobro da espessura com absorção de
energia equivalente ao material padrão.
B13.1.8 Proteções com materiais diferentes aos do item B13.1.5 só podem
ser utilizadas se for realizada uma determinação de nível equivalente
de segurança, conforme item B15.
B13.2 Proteção contra entrada de dedos
B13.2.1 Anteparos em todo o redor de qualquer peça rotativa devem impedir a entrada de objetos com 6 mm de diâmetro ou maiores (como dedos pequenos), impedindo seu contato com a peça.
B13.2.2 Capas não rígidas, feitas de tecidos ou de entelagem, como Frogskin, Ceconite e Neoprene não são aceitáveis como proteção de dedos.
B13.2.3 O uso de plásticos não reforçados por fibras é proibido.

Ao meu entendimento, não há restrições quanto a fixação de sensores no interno da CVT, contudo, devem ser devidamente isolados e fixados. Cito o cuidado de não deixar aberturas maiores que 6 mm e ressalto o cuidado de união parafusadas, conforme cita a norma.

Acredito que tenha lhe auxiliado.
Grande Abraço! :D
Grande Abraço!

Fabricio Axel Crestani
Engenheiro de Pós-Vendas
Implementos Agrícolas JAN
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