No item B6.1.4.3 díz:
"As pernas do piloto devem ter folga mínima de 76 mm (3 in) até todas as superfícies rígidas diretamente acima ou a frente de si. Tais superfícies devem ser acolchoadas conforme o item B7.9.9 e estes revestimentos não são considerados na medição de distância às pernas."
Gostaria de saber se o volante é considerado nessa medição, ou as superfícies rígidas que o regulamento se refere é apenas membros do chassi e coluna de direção.
Grato desde já.
Dúvida a respeito do Item B6.1.4.3
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- André Luiz
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Re: Dúvida a respeito do Item B6.1.4.3
Prezado Alberto, obrigado pelo contato.
As superfícies citadas pelo regulamento são quaisquer superfícies rígidas que possam entrar em contato com o piloto em condição operacionais ou não e que venham a oferecer risco à integridade física do ocupante. Normalmente as superfícies que mais se enquadram nesta verificação são aquelas pertencentes ao chassi.
No entanto, geometrias e/ou posicionamento de volantes ou colunas de direção, que venham a ser julgadas como itens que ofereçam risco à integridade física do piloto em caso de acidentes, podem ser questionados pelo JCS, em conjunto com o membro do comitê responsável pela ICTS.
O comitê recomenda que a equipe realize a análise de risco zonal, visando atender a intenção deste item do regulamento e caso ainda possua dúvidas, envie fotos da região, com o piloto embarcado, para uma avaliação mais apropriada.
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL.
As superfícies citadas pelo regulamento são quaisquer superfícies rígidas que possam entrar em contato com o piloto em condição operacionais ou não e que venham a oferecer risco à integridade física do ocupante. Normalmente as superfícies que mais se enquadram nesta verificação são aquelas pertencentes ao chassi.
No entanto, geometrias e/ou posicionamento de volantes ou colunas de direção, que venham a ser julgadas como itens que ofereçam risco à integridade física do piloto em caso de acidentes, podem ser questionados pelo JCS, em conjunto com o membro do comitê responsável pela ICTS.
O comitê recomenda que a equipe realize a análise de risco zonal, visando atender a intenção deste item do regulamento e caso ainda possua dúvidas, envie fotos da região, com o piloto embarcado, para uma avaliação mais apropriada.
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL.