Pesquisa ergonomia veicular
Enviado: Qua Jul 26, 2017 7:43 am
Segue pergunta recebida pelo comitê:
E segue a resposta do comitê:
Prezada Karina
O comitê estudou sua proposta e aceitará este estudo desde que atenda as seguintes condições:
Comitê Baja SAE BRASIL
Boa tarde,
me chamo Karina Karim, sou estudante de engenharia mecânica na Universidade Federal Fluminense e participei da Equipe Tuffão Baja SAE durante três anos, o que me motivou à pesquisar ergonomia veicular.
Atualmente, sob orientação da professora doutora Luiza Rebello (Departamento de Desenho Industrial – UFF), estou desenvolvendo uma pesquisa que busca relacionar diretamente a aplicação de parâmetros ergonômicos com o desempenho dinâmico de veículos. O primeiro estágio do estudo deu-se através de pesquisa bibliográfica e entrevistas com engenheiros da Stock Car e da Fórmula 1 com as quais pudemos constatar a relevância da pesquisa e direcioná-la para análise comparativa entre protótipos do tipo Baja e Fórmula SAE para que fosse possível obter dados de situações ergonômicas bem dispares, de modo a promover um estudo mais completo.
O segundo estágio é a análise postural dos pilotos de Baja e Fórmula SAE, de modo que a ideia seria avaliar um grupo amostral de ambas as categorias com base nas seis principais angulações da posição de pilotagem e na força máxima e tempo mínimo de acionamento dos pedais e de esterçamento do volante. Estou em contato com equipes brasileiras, americanas e indianas de Baja SAE, porém, faz-se necessário que todos os protótipos sejam analisados sob as mesmas condições de contorno. Sendo assim, com o intuito de validar a metodologia que está sendo desenvolvida para esta fase da pesquisa, gostaria de saber se existe a possibilidade de recolher os dados necessários durante a etapa regional sudeste deste ano.
Como nesse primeiro momento a intenção seria validar a metodologia e como sei que o tempo da competição em si é bem curto e agitado, reduzimos a quantidade de variáveis a serem avaliadas e buscamos adaptar e desenvolver instrumentos de medição simples que tornassem o processo mais ágil e viável de ser realizado durante uma competição. As seis angulações seriam medidas com um instrumento similar a um transferidor (desenvolvido para este projeto, na universidade), a força máxima do pedal e o esterçamento do volante seriam captados por sensores de simples fixação (encontram-se em fase de testes) e o tempo mínimo e repetibilidade do acionamento do freio seriam simulados posteriormente no laboratório a partir do mapeamento do comportamento dos protótipos durante o enduro (que seria realizado por meio de observação da prova e preenchimento de fichas elaboradas previamente).
Os estágios seguintes consistem nas análises do campo de visão e tempo de percepção e reação do piloto e de transmissibilidade da vibração ao mesmo. A pesquisa tem como principal objetivo difundir o conhecimento a todos, principalmente da comunidade Baja e Fórmula SAE, podendo ser amplamente divulgada assim que apresentar resultados no próprio Fórum do Baja ou em qualquer outra plataforma a qual os estudantes possam ter acesso e utilizar o material como base ou parâmetro de comparação para o desenvolvimento dos seus projetos.
Caso seja possível minha participação na etapa sudeste 2017 para dar prosseguimento à pesquisa, eu poderia providenciar documentos como termo de responsabilidade e autorização da universidade, assim como um termo de sigilo em relação aos dados das equipes, caso seja necessário.
Agradeço desde já pela atenção e me coloco à disposição para maiores esclarecimentos.
Atenciosamente,
Karina Karim
E segue a resposta do comitê:
Prezada Karina
O comitê estudou sua proposta e aceitará este estudo desde que atenda as seguintes condições:
- Cada equipe terá o direito de participar ou não do estudo, cabendo a você realizar todos os acordos necessários de compartilhamento e uso de informações com cada uma delas.
- O comitê disponibilizará à você APENAS o acesso livre a área dos Boxes. Não haverá exceções.
- O seu trabalho deverá ser realizado individualmente. Não haverá exceções.
- As atividades relacionadas ao seu estudo, com uma determinada equipe, não poderão conflitar com o cronograma de competição da mesma.
- A participação no estudo é de total responsabilidade da equipe, sendo que esta não poderá usar o estudo como argumento em caso de um eventual atraso em qualquer uma das atividades da competição.
- O comitê publicará um comunicado à todas as equipes informando que este estudo estará sendo realizado durante o Regional, para as equipes que queiram participar.
Comitê Baja SAE BRASIL