Pesquisa ergonomia veicular

Perguntas referentes ao regulamento ou funcionamento das competições
Filipe
Escola:
Equipe:

Pesquisa ergonomia veicular

Mensagem por Filipe »

Segue pergunta recebida pelo comitê:

Boa tarde,
me chamo Karina Karim, sou estudante de engenharia mecânica na Universidade Federal Fluminense e participei da Equipe Tuffão Baja SAE durante três anos, o que me motivou à pesquisar ergonomia veicular.

Atualmente, sob orientação da professora doutora Luiza Rebello (Departamento de Desenho Industrial – UFF), estou desenvolvendo uma pesquisa que busca relacionar diretamente a aplicação de parâmetros ergonômicos com o desempenho dinâmico de veículos. O primeiro estágio do estudo deu-se através de pesquisa bibliográfica e entrevistas com engenheiros da Stock Car e da Fórmula 1 com as quais pudemos constatar a relevância da pesquisa e direcioná-la para análise comparativa entre protótipos do tipo Baja e Fórmula SAE para que fosse possível obter dados de situações ergonômicas bem dispares, de modo a promover um estudo mais completo.

O segundo estágio é a análise postural dos pilotos de Baja e Fórmula SAE, de modo que a ideia seria avaliar um grupo amostral de ambas as categorias com base nas seis principais angulações da posição de pilotagem e na força máxima e tempo mínimo de acionamento dos pedais e de esterçamento do volante. Estou em contato com equipes brasileiras, americanas e indianas de Baja SAE, porém, faz-se necessário que todos os protótipos sejam analisados sob as mesmas condições de contorno. Sendo assim, com o intuito de validar a metodologia que está sendo desenvolvida para esta fase da pesquisa, gostaria de saber se existe a possibilidade de recolher os dados necessários durante a etapa regional sudeste deste ano.