Boa tarde, sou o Samuel Volpato Queiroz, atualmente sou membro da equipe UNICAMP BAJA SAE e gostaria de tirar algumas dúvidas a respeito de alguns pontos relacionados ao tubo ILC, aos FAB Lows e ao LFDB.
No que tange o membro ILC, de acordo com o regulamento da competição, o tópico B6.2.8.3 define que os membros LFS não precisam estar em um único plano. Caso haja mudança de plano, um membro LC deve ligar os pontos direito e esquerdo da intersecção. Além disso, o tópico B6.2.8.4 define que uma travessa intermediária chamada de membro Intermediate Lateral Cross (ILC) deve ligar os dois membros LFS e estar localizada a, ao máximo, 51 mm (2 in) de distância do ponto de ancoragem traseiro dos braços inferiores da suspensão dianteira. A intersecção dos membros LFS e ILC define os pontos IR e IL.
Em adendo, no referente aos FAB Lows, o tópico B6.2.14.2 afirma que caso o carro possua o modelo de travamento dianteiro, ele deverá restringir ambos os pontos C de deslocamento longitudinal e vertical, suportando assim os pontos B pelos membros RHO. Ademais, o tópico B6.2.14.3.4 reitera que os FABLOW devem conectar os pontos P ao LFS. O ângulo entre o FAB UP e o FABLOW não pode ser maior do que 15° em vista lateral. Se dois FABLOW forem utilizados, o ângulo entre os dois membros não pode ser maior do que 90°.
Além disso, no referente aos tubos LFDB, o tópico B6.2.9.3 define que a intersecção dianteira do LFDB e LFS deve estar a não mais do que 51 mm (2 in) dos pontos IL ou IR.
Nessa lógica, a dúvida que venho sanar é que o nosso ILC (tubo em azul) está localizado no ponto de mudança de plano do LFS, além de estar localizado a menos de 51 mm (2in) de distância do ponto de ancoragem traseiro dos braços inferiores da suspensão dianteira, definindo neste local os pontos IR e IL. Tais pontos estão coincidentes com o Travamento Vertical (tubo verde), em que estão localizados os pontos de ancoragem traseiro dos braços superiores da suspensão dianteira. Outrossim, o tubo LFDB (tubo amarelo) está coincidente com nosso ponto IR. Entretanto, na etapa nacional de 2022, durante a inspeção de segurança, a interpretação dos juízes divergiu sobre este tema, em que alguns afirmaram que nosso chassi estava dentro dos padrões exigidos e outros questionaram que o nosso tubo ILC não estava coincidente com os tubos FAB low (tubos em vermelho), mas, no regulamento, em momento algum encontramos tal fato externado pelos juízes em negação. Portanto, qual linha de pensamento podemos nos nortear, tendo em vista que nosso carro foi aprovado na inspeção de segurança do nacional 2022?
Desde já agradeço a atenção e disponibilidade.
Atenciosamente,
Equipe UNICAMP BAJA SAE
Dúvida sobre tubos no assoalho
-
- Mensagens: 4
- Registrado em: Qui Ago 25, 2022 5:05 pm
- Escola: UNICAMP
- Equipe: UNICAMP BAJA SAE
Re: Dúvida sobre tubos no assoalho
Caro Samuel, obrigado pela pergunta.
De acordo com as seções do regulamento citadas por você e de posse da imagem enviada, podemos afirmar que o chassi está em conformidade com os requisitos de fabricação estipulados pelo comitê.
Portanto, nossa ação com relação ao ocorrido será aumentar a garantia de uniformização de conhecimento dentro do corpo de juízes voluntários.
Atenciosamente,
Comitê BAJA SAE BRASIL
De acordo com as seções do regulamento citadas por você e de posse da imagem enviada, podemos afirmar que o chassi está em conformidade com os requisitos de fabricação estipulados pelo comitê.
Portanto, nossa ação com relação ao ocorrido será aumentar a garantia de uniformização de conhecimento dentro do corpo de juízes voluntários.
Atenciosamente,
Comitê BAJA SAE BRASIL