RATBSB - item C4.10.8

Perguntas referentes ao regulamento ou funcionamento das competições
Matheus Athayde
Mensagens: 11
Registrado em: Dom Jul 02, 2017 11:35 am
Escola: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
Equipe: Baja UFMG

RATBSB - item C4.10.8

Mensagem por Matheus Athayde »

Boa tarde,
Meu nome é Matheus Athayde, sou da equipe Baja UFMG.
Tenho uma dúvida a respeito do item C4.10.8.
Entendemos que o objetivo da regra é impedir o uso de informações antigas como inéditas, cópias de relatórios anteriores. Entretanto, existem metodologias, tabelas e gráficos, bem como testes, que são relevantes ao projeto, porém não é relevante que eles sejam modificados a cada temporada ou realizados novamente.
Gostaria de saber, primeiramente, se o parágrafo de descrição de um teste antigo ou imagem desse teste, não devem existir ou devem ser modificados para o relatório desse ano. Majoritariamente não existe outra maneira de descrever o teste, utilizar sinônimos para mascarar que essa descrição é a mesma do relatório anterior não traz nenhum benefício e em alguns casos nem é possível. "C4.10.8 Um relatório é dito parcialmente igual se, figuras ou parágrafos já utilizados em relatórios anteriores, forem inseridos no relatório enviado para a competição corrente ou se testes realizados anteriormente forem apresentados como inéditos. "
Outra pergunta é, no caso mais específico de uma metodologia utilizada novamente, não é possível alterar o texto que descreve tal metodologia, uma vez que a metodologia em si não é inovação, porém ela vai ser aplicada novamente nos novos projetos. A exemplo temos a metodologia que utilizamos para cálculo de fadiga, o parágrafo dela é totalmente direto na descrição do método utilizado para o cálculo e incluí-lo relatório é imprescindível para o entendimento do dimensionamento de alguns projetos novos. Assim, para relatar parte importante do projeto temos que manter esse parágrafo igual o do relatório anterior. Dessa forma, tais parágrafos não configuram cópia ou apresentação de testes antigos como inovadores, mas sim uma reaplicação de um mesmo processo que deverá ser descrito. Outro exemplo é o método de fabricação de alguns componentes que será mantido, porém aplicado em peças novas e são etapas importantes dos projetos, ou figuras que ilustram etapas dos projetos que não foram alteradas e configurariam, erroneamente, cópia de outro relatório. Seria possível abrir exceções em tal regra? Caso contrário o entendimento do relatório ou a qualidade do projeto relatado será prejudicada.
O chassi do nosso protótipo foi mantido de um projeto para o outro, para descrever o projeto do chassi e ilustrar sua fabricação, devem ser usados testes, textos e imagens que já foram introduzidos no relatório anterior, assim, na opinião da equipe, tais repetições não devem configurar cópia parcial de um relatório antigo, uma vez que a reutilização de componentes por mais de um protótipo é prevista no regulamento. Tirar do relatório tais informações será negativo para entendimento do projeto e qualidade do relatório.
Avatar do usuário
Filipe
Mensagens: 1200
Registrado em: Ter Mar 14, 2017 10:18 am
Escola:
Equipe:

Re: RATBSB - item C4.10.8

Mensagem por Filipe »

Prezado Matheus Athayde,

O comitê recebeu sua pergunta e está discutindo internamente a melhor forma de respondê-la. Em breve a resposta à sua pergunta será divulgada.

Atenciosamente

Comitê Baja SAE BRASIL
Avatar do usuário
Filipe
Mensagens: 1200
Registrado em: Ter Mar 14, 2017 10:18 am
Escola:
Equipe:

Re: RATBSB - item C4.10.8

Mensagem por Filipe »

Prezado Matheus agradecemos pelo contato.
Matheus Athayde escreveu: Dom Out 29, 2017 2:19 pm Entendemos que o objetivo da regra é impedir o uso de informações antigas como inéditas, cópias de relatórios anteriores. Entretanto, existem metodologias, tabelas e gráficos, bem como testes, que são relevantes ao projeto, porém não é relevante que eles sejam modificados a cada temporada ou realizados novamente.
Compreendemos perfeitamente o que foi exposto pela equipe, e certamente estaremos atentos a situações como estas. O intuito do requisito, como você mesmo pontuou, é banir cópias que pouco agregam ao projeto, que simplesmente geram volume de informação, sem demonstrar progresso ou busca por melhorias.
Matheus Athayde escreveu: Dom Out 29, 2017 2:19 pm Gostaria de saber, primeiramente, se o parágrafo de descrição de um teste antigo ou imagem desse teste, não devem existir ou devem ser modificados para o relatório desse ano. Majoritariamente não existe outra maneira de descrever o teste, utilizar sinônimos para mascarar que essa descrição é a mesma do relatório anterior não traz nenhum benefício e em alguns casos nem é possível.
No próprio requisito é explicitado que uma descrição sucinta de um teste antigo, é sim recomendada. Entenda por sucinta uma descrição que seja suficiente para compreender o que se pretendia com o teste, sem ser necessário descrever todas as etapas do teste de maneira minuciosa. A equipe deve ter em mente que juízes novatos podem vir a serem os avaliadores de seus relatórios, mas deve também saber, que estes mesmos juízes, terão à sua disposição os relatórios mais recentes que a equipe enviou nas últimas competições em que participou. Portanto, referenciar uma fonte primária é incentivado e realmente as equipes só tem a ganhar com isso, visto que sobrará mais espaço para adicionar informações novas.
Matheus Athayde escreveu: Dom Out 29, 2017 2:19 pm Outra pergunta é, no caso mais específico de uma metodologia utilizada novamente, não é possível alterar o texto que descreve tal metodologia, uma vez que a metodologia em si não é inovação, porém ela vai ser aplicada novamente nos novos projetos. A exemplo temos a metodologia que utilizamos para cálculo de fadiga, o parágrafo dela é totalmente direto na descrição do método utilizado para o cálculo e incluí-lo relatório é imprescindível para o entendimento do dimensionamento de alguns projetos novos. Assim, para relatar parte importante do projeto temos que manter esse parágrafo igual o do relatório anterior. Dessa forma, tais parágrafos não configuram cópia ou apresentação de testes antigos como inovadores, mas sim uma reaplicação de um mesmo processo que deverá ser descrito. Outro exemplo é o método de fabricação de alguns componentes que será mantido, porém aplicado em peças novas e são etapas importantes dos projetos, ou figuras que ilustram etapas dos projetos que não foram alteradas e configurariam, erroneamente, cópia de outro relatório.
Se os parágrafos, como bem ditos por você, não configuram cópia. Qual é a preocupação?
O Comitê não possui intenção alguma de zerar relatórios à revelia. Entendemos que haverá trechos bastante similares ou até mesmo iguais, no entanto, a necessidade da presença daquele texto traduzirá a intenção da equipe em apresentar uma informação ou simplesmente, copiar algo pronto.
Matheus Athayde escreveu: Dom Out 29, 2017 2:19 pm O chassi do nosso protótipo foi mantido de um projeto para o outro, para descrever o projeto do chassi e ilustrar sua fabricação, devem ser usados testes, textos e imagens que já foram introduzidos no relatório anterior, assim, na opinião da equipe, tais repetições não devem configurar cópia parcial de um relatório antigo, uma vez que a reutilização de componentes por mais de um protótipo é prevista no regulamento. Tirar do relatório tais informações será negativo para entendimento do projeto e qualidade do relatório.
Em suma, o requisito citado neste questionamento, visa reduzir ou eliminar cópias que pouco ou nada agregam ao progresso das equipes, e principalmente, ao progresso de seus integrantes. Todas as informações serão analisadas com atenção e critério. Se algo for julgado como cópia, a discussão envolverá a equipe. Portanto, tranquilizem-se na redação do relatório e questionem-se acerca da necessidade da inserção de informações. Este auto-questionamento sincero, certamente guiará a equipe a atender o que está sendo pedido no regulamento.



Adicionando mais um esclarecimento a todas as equipes, parece que não há unanimidade sobre a clareza de como realizar uma citação, conforme presente no item C4.10.8. Portanto, segue exemplo:


<trecho do corpo do texto>

"...com relação à dinâmica lateral, o comportamento do veículo é graficamente apresentado na Figura 6. Tais dados foram obtidos em ensaio de curva de raio constante, conforme ref[9]. Os principais parâmetros deste ensaio são exibidos na Tabela 4..."

---------------------------------------------------------

<referência realizada na seção de referências bibliográficas do relatório>
[8] ...
[9] Relatório de projeto, Equipe Baja. 20ª Competição Baja SAE Brasil. Página 8. Ano 2014.
[10] ...


Atenciosamente,

Comitê Baja SAE BRASIL.
Trancado