Durante o desenvolvimento de novos projetos, uma dúvida referente ao isolamento do tanque de combustível e a delimitação da splash shield foi levantada. Os itens do regulamento que estimularam essa dúvida foram os seguintes:
B7.4.2 O tanque de combustível deve estar em um compartimento vedado que previna o vazamento de combustível em caso de falha do tanque
B10.3.1 Proteções de derramamento (splash shields) são exigidas para prevenir que combustível seja acidentalmente despejado diretamente no motor ou escapamento antes ou durante abastecimento.
B10.3.6 Recortes e furos pequenos nas proteções de derramamento são permitidos conforme B7.3.4 e B7.3.5
B7.3.5 Recortes ou furos grandes na parede corta-fogo, como por exemplo para ventilação de transmissões ou tomada de ar para o motor, são proibidos.
Esses itens geraram a seguinte dúvida: Ao manter o tanque isolado pelas paredes marcadas com a cor verde nas imagens abaixo (estrutura meramente ilustrativa), entendemos que somente essa área seria considerada splash shield. Na nossa interpretação, as áreas em vermelho não seriam mais consideradas splash shield e, assim, seria aceitável um furo grande para a passagem do snorkel para arrefecimento da CVT.
Estrutura meramente ilustrativa. Os tubos foram adicionados para exemplificar a rigidez.
A nossa dúvida é se o furo para o snorkel seria permitido nesse caso, tendo em vista que, se a área em vermelho não for considerada uma splash shield, o item B10.3.6 não se aplicaria.
Agradeço desde já pela atenção.
Atenciosamente,
Jordana Rosa
Equipe Vitória Baja