Design e Ergonomia - Feedback
- mauriliohadas
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Design e Ergonomia - Feedback
Tópico destinado para envio das perguntas por partes das equipes para as reuniões de feedback.
- Arthur Geller
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Re: Design e Ergonomia - Feedback
Olá, sou Arthur Geller da Equipe Baja de Galpão – UNISC #2, da Universidade de Santa Cruz do Sul, e venho por meio desta postagem abordar alguns pontos percebidos durante as finais de projeto e oportunidades de melhoria da competição virtual Regional Sul de 2020.
Foram abordadas muitas questões a respeito de pesquisa de mercado e público alvo, questões que são oportunidades de melhoria para nossa equipe.
Contextualização do RATBSB – Emenda 3:
O regulamento expõe no item B1.3 que o protótipo de um produto comercial deve acomodar condutores desde 1,90 m de altura, com peso de 109 kg, até um condutor de 1,45 m de altura, com peso de 42 kg, sendo que o maior condutor deve ser acomodado com segurança dentro do veículo, cumprindo inclusive distância dos elementos da gaiola, enquanto o menor deve alcançar confortavelmente todos controles do veículo. E no item C4.8.5.1 que “A equipe deve traduzir as necessidades e expectativas do usuário final de modo que o protótipo seja atraente, seguro e confortável”.
Em relação a acomodação:
Mesmo que seja definido um público alvo para uma pesquisa de mercado, e que estes sejam possíveis clientes dentro de uma faixa de percentil não tão abrangente como expõe o regulamento (o que possivelmente é uma realidade), o protótipo deve ainda buscar atender o que pede o regulamento dentro da faixa de percentil (1% feminino até 99% masculino) no quesito acomodação? Se sim, qual seria a utilidade da pesquisa em relação a definir um público alvo para acomodar dentro do veículo? Se não, não haveria um ponto de conflito entre definir um público alvo para uma pesquisa, sendo que o regulamento já explicita o que o veículo deve atender?
Em relação a características visuais:
Se considerarmos como público alvo para venda dos veículos o que o regulamento diz para acomodação (1% feminino até 99% masculino), mesmo que possivelmente meus clientes estejam numa faixa mais específica, sobre a parte estética do veículo (cores, geometrias e acabamentos), caberia considerar apenas os meus reais clientes para justificar a escolha de cores, geometrias e acabamentos, ou toda abrangência de 1% feminino até 99%? Se considerar só meus possíveis clientes, porque deveria projetar um veículo para acomodar uma faixa mais abrangente? E se considerar todas faixas, poderia haver uma decisão equivocada em escolher as características, fazendo com que o veículo não seja atrativo a clientes que comprariam meu carro, só para atender a um número maior de entrevistados.
Protótipo de comercialização x protótipo de competição:
Considerando que o veículo é um protótipo de um produto comercial e de competição ao mesmo tempo, sendo que deve atender a requisitos das competições como segurança e desempenho, e que seu uso é exclusivo para essa finalidade. Os reais clientes (condutores) do protótipo são os pilotos da equipe e os juízes de APD. Por que se deve pensar em projetar um veículo que acomode 1% feminino até 99% masculino (sendo que essa faixa não representa os reais clientes), mesmo que o uso seja exclusivamente para competição? Caberia uma pesquisa só com os pilotos da equipe e juízes de APD, o que já ocorre por meio de feedbacks por exemplo? O protótipo de comercialização não deveria ser mais abordado na prova de vendas e marketing, deixando o espaço destinado ao desenvolvimento do projeto de design e ergonomia focado no protótipo de competição, com suas soluções voltadas em atender seus reais clientes (pilotos da equipe e juízes de APD)?
A motivação do questionamento surge devido ao conflito entre desempenho x capacidade ergonômica, principalmente nas dimensões do chassi, visto que para acomodar o percentil extremo de 99% masculino o chassi deve ser comprido, largo e alto para que seja confortável e seguro (para medidas de folga da gaiola), o que prejudicaria o desempenho dinâmico do veículo, afetando o entre eixos (caso de um chassi comprido) e aumentando a sua massa, por exemplo.
Não compreendemos a seguinte oportunidade de melhoria, se for possível esclarecer:
“DFM: A facilidade de acesso é considerada, existe espaço para a design focado na simplificação do design (peças de reposição).” - JUIZ 1
Agradeço o espaço para publicação das dúvidas e questionamentos.
Arthur Geller
Foram abordadas muitas questões a respeito de pesquisa de mercado e público alvo, questões que são oportunidades de melhoria para nossa equipe.
Contextualização do RATBSB – Emenda 3:
O regulamento expõe no item B1.3 que o protótipo de um produto comercial deve acomodar condutores desde 1,90 m de altura, com peso de 109 kg, até um condutor de 1,45 m de altura, com peso de 42 kg, sendo que o maior condutor deve ser acomodado com segurança dentro do veículo, cumprindo inclusive distância dos elementos da gaiola, enquanto o menor deve alcançar confortavelmente todos controles do veículo. E no item C4.8.5.1 que “A equipe deve traduzir as necessidades e expectativas do usuário final de modo que o protótipo seja atraente, seguro e confortável”.
Em relação a acomodação:
Mesmo que seja definido um público alvo para uma pesquisa de mercado, e que estes sejam possíveis clientes dentro de uma faixa de percentil não tão abrangente como expõe o regulamento (o que possivelmente é uma realidade), o protótipo deve ainda buscar atender o que pede o regulamento dentro da faixa de percentil (1% feminino até 99% masculino) no quesito acomodação? Se sim, qual seria a utilidade da pesquisa em relação a definir um público alvo para acomodar dentro do veículo? Se não, não haveria um ponto de conflito entre definir um público alvo para uma pesquisa, sendo que o regulamento já explicita o que o veículo deve atender?
Em relação a características visuais:
Se considerarmos como público alvo para venda dos veículos o que o regulamento diz para acomodação (1% feminino até 99% masculino), mesmo que possivelmente meus clientes estejam numa faixa mais específica, sobre a parte estética do veículo (cores, geometrias e acabamentos), caberia considerar apenas os meus reais clientes para justificar a escolha de cores, geometrias e acabamentos, ou toda abrangência de 1% feminino até 99%? Se considerar só meus possíveis clientes, porque deveria projetar um veículo para acomodar uma faixa mais abrangente? E se considerar todas faixas, poderia haver uma decisão equivocada em escolher as características, fazendo com que o veículo não seja atrativo a clientes que comprariam meu carro, só para atender a um número maior de entrevistados.
Protótipo de comercialização x protótipo de competição:
Considerando que o veículo é um protótipo de um produto comercial e de competição ao mesmo tempo, sendo que deve atender a requisitos das competições como segurança e desempenho, e que seu uso é exclusivo para essa finalidade. Os reais clientes (condutores) do protótipo são os pilotos da equipe e os juízes de APD. Por que se deve pensar em projetar um veículo que acomode 1% feminino até 99% masculino (sendo que essa faixa não representa os reais clientes), mesmo que o uso seja exclusivamente para competição? Caberia uma pesquisa só com os pilotos da equipe e juízes de APD, o que já ocorre por meio de feedbacks por exemplo? O protótipo de comercialização não deveria ser mais abordado na prova de vendas e marketing, deixando o espaço destinado ao desenvolvimento do projeto de design e ergonomia focado no protótipo de competição, com suas soluções voltadas em atender seus reais clientes (pilotos da equipe e juízes de APD)?
A motivação do questionamento surge devido ao conflito entre desempenho x capacidade ergonômica, principalmente nas dimensões do chassi, visto que para acomodar o percentil extremo de 99% masculino o chassi deve ser comprido, largo e alto para que seja confortável e seguro (para medidas de folga da gaiola), o que prejudicaria o desempenho dinâmico do veículo, afetando o entre eixos (caso de um chassi comprido) e aumentando a sua massa, por exemplo.
Não compreendemos a seguinte oportunidade de melhoria, se for possível esclarecer:
“DFM: A facilidade de acesso é considerada, existe espaço para a design focado na simplificação do design (peças de reposição).” - JUIZ 1
Agradeço o espaço para publicação das dúvidas e questionamentos.
Arthur Geller
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- Registrado em: Dom Ago 09, 2020 1:01 am
- Escola: Univates
- Equipe: Baja Univates
Re: Design e Ergonomia - Feedback
Boa noite, sou o Eduardo Zotti, participante da equipe Baja Univates.
Referente ao apontado pelo JUÍZ 2, sobre abordagem de forma mais técnica do subsistema, destacado em pontos a melhorar da equipe, é possível que se faça indicações de autores aonde a equipe possa buscar mais embasamento técnico?
Aproveitando, ao que foi destacado pelo JUÍZ 1, no que tange ao design do veículo, fiquei em dúvida se o conceito da equipe de avaliar os possíveis pontos fracos de uma versão anterior do veículo e corrigir em um próximo projeto já não validam o design (e o mesmo atendendo ao percentil informado no RATBSB)?
Referente ao apontado pelo JUÍZ 2, sobre abordagem de forma mais técnica do subsistema, destacado em pontos a melhorar da equipe, é possível que se faça indicações de autores aonde a equipe possa buscar mais embasamento técnico?
Aproveitando, ao que foi destacado pelo JUÍZ 1, no que tange ao design do veículo, fiquei em dúvida se o conceito da equipe de avaliar os possíveis pontos fracos de uma versão anterior do veículo e corrigir em um próximo projeto já não validam o design (e o mesmo atendendo ao percentil informado no RATBSB)?
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- Registrado em: Seg Nov 30, 2020 3:42 pm
- Escola: UFSC - Universidade federal de santa catarina
- Equipe: UFSC BAJA
Re: Design e Ergonomia - Feedback
Oii, boa tarde.
Meu nome é Pâmella e faço parte da equipe #06 UFSC Baja.
Fiquei com algumas dúvidas referente ao feedback do Juiz 3, a respeito das análises ergonômicas onde faltou um aprofundamento, como por exemplo análises de campo de visão, ruído, temperatura etc. Alguns desses testes tínhamos realizados no presencial na temporada anterior e como seria uma nova competição online, não sabíamos como validar os projetos no âmbito ergonômico.
Com isso, gostaria de saber mais sobre o critério de aceitação dos testes, pois ficamos na dúvida se poderia colocar as análises que pretendíamos fazer, e que por conta da pandemia não foi possível realizar, como o teste de vibração, ruído e térmico da corta fogo.
Desde já, obrigada pela atenção!
Meu nome é Pâmella e faço parte da equipe #06 UFSC Baja.
Fiquei com algumas dúvidas referente ao feedback do Juiz 3, a respeito das análises ergonômicas onde faltou um aprofundamento, como por exemplo análises de campo de visão, ruído, temperatura etc. Alguns desses testes tínhamos realizados no presencial na temporada anterior e como seria uma nova competição online, não sabíamos como validar os projetos no âmbito ergonômico.
Com isso, gostaria de saber mais sobre o critério de aceitação dos testes, pois ficamos na dúvida se poderia colocar as análises que pretendíamos fazer, e que por conta da pandemia não foi possível realizar, como o teste de vibração, ruído e térmico da corta fogo.
Desde já, obrigada pela atenção!
Editado pela última vez por pamellamellobarros em Seg Nov 30, 2020 4:29 pm, em um total de 1 vez.
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- Escola: UTFPR
- Equipe: Londribaja
Re: Design e Ergonomia - Feedback
Boa tarde, meu nome é leandro e faço parte da equipe #12 LONDRIBAJA. Tenho uma dúvida sobre como validar as pesquisas que realizamos ao desenvolver o protótipo.
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- Mensagens: 5
- Registrado em: Seg Nov 30, 2020 4:11 pm
- Escola: UTFPR
- Equipe: Procobaja
Re: Design e Ergonomia - Feedback
Olá me chamo Pablo Augusto, sou capitão da Equipe #01 Procobaja.
Estou encaminhando algumas dúvidas a respeito da prova de Design e Ergonomia.
1) O juiz 2 realizou o seguinte apontamento "Apresentar estudos sobre manufatura". Entendemos que é importante para o projeto a análise dos processos de manufatura que serão utilizados e seus custos, que foram apresentado no vídeo. Além desses itens, o que mais deve ser abordado?
2) Como balancear as necessidades do cliente e as necessidades do protótipo de competição (visto que, ambos muitas vezes estão em total discordância)?
3) A respeito das análises de mercado e público alvo, o que deve ser responsabilidade do subsistema de design e o que deve ficar a cargo de vendas e marketing?
Estou encaminhando algumas dúvidas a respeito da prova de Design e Ergonomia.
1) O juiz 2 realizou o seguinte apontamento "Apresentar estudos sobre manufatura". Entendemos que é importante para o projeto a análise dos processos de manufatura que serão utilizados e seus custos, que foram apresentado no vídeo. Além desses itens, o que mais deve ser abordado?
2) Como balancear as necessidades do cliente e as necessidades do protótipo de competição (visto que, ambos muitas vezes estão em total discordância)?
3) A respeito das análises de mercado e público alvo, o que deve ser responsabilidade do subsistema de design e o que deve ficar a cargo de vendas e marketing?
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- Registrado em: Seg Jun 15, 2020 3:01 pm
- Escola: UTFPR-PONTA GROSSA
- Equipe: Baja Gralha Azul
Re: Design e Ergonomia - Feedback
Olá, sou o Gabriel Taver da equipe #13 Baja Gralha Azul
Considerando a situação da pandemia normalizada, onde as competições são realizadas de forma presencial, gostaria de saber se é mais válido realizar uma análise dos ângulos posturais dos percentis através do software CATIA onde no próprio programa é gerado os manequins, ou uma análise através de fotos tiradas com os percentis na posição de pilotagem dentro do carro da equipe.
Obrigado pela atenção
Considerando a situação da pandemia normalizada, onde as competições são realizadas de forma presencial, gostaria de saber se é mais válido realizar uma análise dos ângulos posturais dos percentis através do software CATIA onde no próprio programa é gerado os manequins, ou uma análise através de fotos tiradas com os percentis na posição de pilotagem dentro do carro da equipe.
Obrigado pela atenção