Boa noite,
Faço parte da equipe Vitória Baja e estamos em fase de projeto de nosso novo chassi. Ao analisarmos o item B6.2.2.5.4 “Membros da gaiola não podem ter ângulo de dobra maior que 30° fora de um ponto denominado (seção B6.2.2.4) e não podem ter comprimento maior do que 838 mm (33 in) entre pontos denominados.” surgiu o questionamento quanto à maneira correta de medir o comprimento entre os pontos denominados. Esse deve ser avaliado com base na menor distância entre os pontos ou ao longo do tubo?
Tal dúvida surgiu ao analisarmos as seguintes postagens do fórum, viewtopic.php?f=28&t=1603&p=6068&hilit= ... onal#p6068 que faz menção ao comprimento do tubo ao longo de seu curso e não a distância linear entre os pontos citados e viewtopic.php?f=28&t=356&p=1093&hilit=p ... ados#p1093 que nos leva a entender que a distância entre os pontos denominados é que deve ser considerada. Além disso, nesse último, o comitê diz que mesmo quando a distância entre os pontos B e S excede 838mm, não há necessidade de adição de travamentos, pois entende que o tubo SHC garante a segurança contra flambagem. Nesse caso, gostaríamos de perguntar o porquê de ainda não ter sido realizada uma alteração no RATBSB para que esta especificidade seja contemplada.
Portanto, gostaríamos de um posicionamento quanto a correta interpretação dos requisitos dimensionais citados anteriormente. Além de acreditarmos ser necessário que o RATBSB traga de maneira clara a forma com que as medidas devem ser realizadas.
Este ponto também atinge diretamente a participação das equipes brasileiras em competições internacionais, já que nessas a medida é realizada entre os pontos denominados de maneira linear, independente do comprimento do tubo. Dito isso, acreditamos que o RATBSB deveria acompanhar a regulamentação internacional, para que as equipes já estejam com suas gaiolas de proteção adequadas quanto a medida entre pontos denominados ao competirem internacionalmente.
Atenciosamente,
Jéssica Andreati Pinto.
Distância entre pontos denominados (Item B6.2.2.5.4 Emenda 3)
-
- Mensagens: 19
- Registrado em: Sex Jul 10, 2020 6:23 pm
- Escola: Universidade Federal do Espírito Santo
- Equipe: Vitória Baja
Re: Distância entre pontos denominados (Item B6.2.2.5.4 Emenda 3)
Prezada Jéssica,
Agradecemos a pergunta. Nosso regulamento é diferente da regra americana, em muitos pontos somos até mais rígidos. As equipes que desejam competir lá devem se planejar para atender os dois regulamentos ou ter em mente as alterações que serão necessárias.
Porém nesse ponto em específico os dois são iguais. Limitando o comprimento dos membros entre os pontos denominados
Comitê Baja SAE BRASIL
Agradecemos a pergunta. Nosso regulamento é diferente da regra americana, em muitos pontos somos até mais rígidos. As equipes que desejam competir lá devem se planejar para atender os dois regulamentos ou ter em mente as alterações que serão necessárias.
Porém nesse ponto em específico os dois são iguais. Limitando o comprimento dos membros entre os pontos denominados
B6.2.2.5.4 Membros da gaiola não podem ter ângulo de dobra maior que 30°
fora de um ponto denominado (seção B6.2.2.4) e não podem ter
comprimento maior do que 838 mm (33 in) entre pontos
denominados.
B.3.2.1 - Member Requirements
Roll cage members must be made of steel tube and may be straight or bent. Straight members may not
extend longer than 1016 mm (40 in.) between Named Points or comply with Rule B.3.2.4 - Additional
Support Members. Bent members may not have a bend greater than 30 deg. that does not occur at a
Named Point; and may not extend longer than 838 mm (33 in.)
Por último é importante ressaltar que temos aqui no fórum uma área aberta a todos reservada para propostas de alteração do RATBSBTexto retirado da planilha de segurança
Straight members may not extend longer than 1016 mm (40 in.) between Named Points
and bent roll cage members may not be longer than 838 mm (33 in) unsupported.
Comitê Baja SAE BRASIL