Olá, bom dia/tarde/noite.
Uma dúvida surgiu sobre o item B10.1.3, mais especificamente sobre o trecho: "O tanque de combustível deve ser fixado rigidamente, por abas
soldadas, a membros da gaiola...".
A situação é a seguinte, fixamos o tanque utilizando duas abas soldadas a um membro secundário da gaiola e foi aprovado na inspeção da competição. Ou seja, o que fizemos foi válido. Porém, os parafusos ficaram de difícil acesso, então, para remover o tanque era gasto muito tempo.
Para resolver isso, pensamos em utilizar um elemento intermediário, entre as abas soldadas na gaiola e o tanque. Soldaríamos as abas ao membro secundário da gaiola, fixaríamos por parafusos esse elemento intermediário nas abas e, por fim, fixaríamos por parafusos o tanque nesse elemento. A dúvida é: o tanque precisa ser fixado diretamente nas abas? Ou a fixação precisa somente ser rígida? Nesse modelo, teria-se uma fixação rígida, e que não viola o item citado. Porém, viola se a interpretação dos juízes for de que o tanque precisa ser diretamente fixado nas abas.
Gostaria de sanar essa dúvida para poder trabalhar em um elemento intermediário que resolva esse problema do difícil acesso, seja alterando a distância entre os furos da aba (que atualmente estão alinhados com os furos do tanque) ou até mesmo alterando o plano dos furos (para retirarmos o tanque, soltaríamos o elemento intermediário das abas, por exemplo).
Em anexo, coloco uma imagem que materializa a dúvida e pergunto, caso possam responder: é válido?
Fixação do tanque na gaiola
-
- Mensagens: 2
- Registrado em: Ter Abr 21, 2020 10:53 pm
- Escola: UFSCar - Universidade Federal de São Carlos
- Equipe: Baja UFSCar
Re: Fixação do tanque na gaiola
Prezado Lucas,
A solução sugerida não é permitida.
O item B10.1.3 deixa claro que o tanque deve ser fixado por abas soldadas diretamente na gaiola.
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL
A solução sugerida não é permitida.
O item B10.1.3 deixa claro que o tanque deve ser fixado por abas soldadas diretamente na gaiola.
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL