Motor Modelo 19

O presente sub fórum deve ser utilizado para que o Comitê Baja SAE BRASIL receba propostas de alteração do Regulamentos Baja SAE BRASIL. Tais propostas podem incluir mas não se limitar a: correção de erros ou discrepâncias no atual regulamento, sugestão de melhorias em textos, avaliações ou procedimentos, etc.
VictorNeves
Mensagens: 0
Registrado em: Qua Jun 28, 2017 8:52 pm
Escola: UFPE
Equipe: Mangue Baja Team

Motor Modelo 19

Mensagem por VictorNeves »

Nome: Victor Neves
Equipe/Universidade: Equipe Mangue Baja/UFPE
Item para alteração: RBSB 5.7 Motor
Onde se lê: "Os veículos devem ser equipados com um único motor do tipo Briggs & Stratton, 4 tempos, monocilíndrico, com potência de 10HP série 20 código 205432, 205437, 205332 ou 20S232, refrigerado a ar."
Deve-se ler: "Os veículos devem ser equipados com um único motor do tipo Briggs & Stratton, 4 tempos, monocilíndrico, com potência de 10HP série 19 ou 20 código 19L232, 205432, 205437, 205332 ou 20S232, refrigerado a ar."
Onde se lê: "A mola do governador deve ser colocada no furo #6".
Deve-se ler: "A mola do governador deve ser colocada no furo #6 para motores da série 20 e #5 para motores da série 19"

Razões para a proposta de alteração:
-> No site da Briggs ( nos links https://www.briggsandstratton.com/na/en ... el-20.html e http://www.briggsracing.com/racing-engines/model-19#), podemos perceber a igualdade da maioria dos parâmetros de desempenho do motor 20S232 e do modelo 19L232. A distância entre os poucos parâmetros diferentes são desprezíveis.
-> Durante a competição mundial, conversamos com os representantes da Briggs e responsáveis pela prova de motor com o intuito de melhor entender as modificações nos motores. O feedback deles foi de que os parâmetros dinâmicos são os mesmos (curvas de torque, potência,...), no entanto, o motor ficou um pouco mais robusto, aumentando a durabilidade a longo prazo do motor. Algo que a Equipe considera que não influenciará na equidade durante a competição.
->Durante o período em que a Equipe ficou nos Estados Unidos, para representar o Brasil na competição mundial, buscamos adquirir um modelo da série 20 (por necessidade de renovação de nossas unidades motrizes e pelo preço mais acessível), porém, a Briggs não está mais disponibilizando motores da série 20 (como nos foi informado por um de seus dealers). No entanto, conseguimos comprar um modelo da série 19. Situação essa que pode ser vivida por outras equipes durante os próximos anos.
-> Tendo como base a diferença de condições entre equipes nos EUA e no Brasil, e entendendo a dificuldade financeira de muitas equipes, propomos a utilização dos dois modelos
->A Equipe pretende fazer testes comparativos entre os dois motores assim que nosso pallet volte ao Brasil, e poderá enviá-los ao Comitê após obtermos os resultados
->A mudança com relação ao furo do governador foi proposta apenas porque é a única mudança de regulagem do motor feita na regra americana, ainda não temos dados concretos quanto à diferença de performance posicionando a mola em um furo ou em outro]
-> Também entendemos que não fazer essa alteração agora, só vai adiar a mudança que será inevitável, uma vez que, motores da série 20 não estão sendo mais fabricados. Isso pode gerar transtornos a equipes tendo que utilizar motores já muito gastos, ou sendo obrigados a repentinamente comprar novos motores.
Avatar do usuário
Filipe
Mensagens: 1200
Registrado em: Ter Mar 14, 2017 10:18 am
Escola:
Equipe:

Re: Motor Modelo 19

Mensagem por Filipe »

Prezado VictorNeves,

O comitê recebeu sua sugestão e está discutindo internamente a melhor forma de responde-la. Em breve a resposta à sua sugestão será divulgada.

Atenciosamente

Comitê Baja SAE BRASIL
Avatar do usuário
Kobayashi
Conselheiro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Jun 21, 2017 9:44 am
Escola: -
Equipe: -

Re: Motor Modelo 19

Mensagem por Kobayashi »

Olá Vitor!

O Comitê SAE Brasil está tratando deste assunto, mas até o momento não temos todos os elementos técnicos suficientes para aprovar a entrada deste novo motor na lista de motores permitidos no regulamento brasileiro até o próxima competição nacional de 2018.

A prioridade do comitê SAE Brasil sempre foi garantir a total transparência no cumprimento do regulamento vigente e os resultados obtidos pelas equipes.

Toda decisão relacionada à componentes provenientes de fabricantes fora do país, além de levarmos em consideração a acessibilidade financeira das instituições de ensino, a disponibilidade de representantes locais (oficiais) ou aspectos específicos no caso de necessidade de importação (custos, prazos, etc), os aspectos técnicos são pré-requisitos para tal decisão e devem ser conhecidos em sua totalidade acima de tudo.

Assim que o Comitê SAE Brasil se posicionar com relação a esta decisão, todas as equipes serão avisadas de forma planejada pelos canais oficiais de comunicação da SAE Brasil.

Atenciosamente,

Comitê SAE Brasil.
Trancado