RATBSB - item B10.4.4

Perguntas referentes ao regulamento ou funcionamento das competições
Matheus Athayde
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Registrado em: Dom Jul 02, 2017 11:35 am
Escola: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
Equipe: Baja UFMG

RATBSB - item B10.4.4

Mensagem por Matheus Athayde »

Bom dia,
Meu nome é Matheus Athayde, sou da equipe Baja UFMG.

Tenho uma dúvida a respeito do item B10.4.4. O item diz que "Proteções de derramamento devem ser instaladas de forma que o tanque de combustível esteja inteiramente acima das proteções". Entretanto, nossa proteção de respingo é construída de forma que esta regra se torna um pouco confusa, pois as chapas que compõe a proteção não formam um plano, seguem algumas imagens que ilustram o projeto*.

O tanque está totalmente acima de uma porção da proteção que já garante o escoamento de combustível para fora do veículo. Juntamente são colocadas mais placas de forma a garantir o isolamento do motor e do cockpit, formando uma parede ao lado do tanque, que não interfere no escoamento de combustível derramado. A proteção construída pela equipe cumpre seu papel de direcionamento de combustível e isolamento da área de abastecimento, por outro lado uma interpretação contrária do item B10.4.4 pode ser adotada.
Diante disso, gostaríamos de saber se esta solução seria aprovada.

*as superfícies em vermelho representam a proteção de derramamento, ela é construída de forma que há escoamento de líquido para fora de todas as bordas, sem empoçamento

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Caso seja necessário enviar mais imagens favor informar.
Muito Obrigado,
Matheus Faria Athayde
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Filipe
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Registrado em: Ter Mar 14, 2017 10:18 am
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Re: RATBSB - item B10.4.4

Mensagem por Filipe »

Prezado Pedro, agradecemos pelo contato.

É possível que a solução apresentada não cumpra o item "B10.4.2 As proteções de derramamento devem possuir forma que direcione qualquer combustível derramado para fora do veículo, sem haver empoçamento em nenhum ponto.", uma vez que a inclinação da chapa vermelha direcionaria o combustível de forma que este escorra pelo tubo do RRH ou por qualquer fresta na parede corta-fogo para dentro do habitáculo.

Outra questão é que a emenda entre splash shield e corta-fogo é feita na aresta mais baixa da splash shield, justamente onde irá se concentrar a maior parte de combustível no caso de derramamento.

A adequação da solução apresentada ao regulamento dependeria do seu desempenho real tal como implementada. Dessa forma, recomendamos que a inclinação da chapa vermelha seja feita para a traseira do veículo (com a aresta mais alta da slash shield na emenda com a corta-fogo).

Caso a dúvida persista, não hesite em nos enviar outra pergunta.

Atenciosamente,

Comitê Baja SAE BRASIL
Trancado