Posicionamento de snorkel da CVT

Perguntas referentes ao regulamento ou funcionamento das competições
Caio Leite
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Jul 04, 2018 4:09 pm
Escola: CEFET-MG
Equipe: CEFAST BAJA SAE

Posicionamento de snorkel da CVT

Mensagem por Caio Leite »

Boa tarde, meu nome é Caio e sou integrante da equipe CEFAST BAJA SAE, do CEFET-MG.

Gostaria de saber se a restrição de posicionamento do hood do snorkel do motor, item B2.13.9 do RATBSB ("O hood deve ser
instalado de forma a impedir seu contato com o piloto, com partes quentes e com o sistema elétrico do veículo, mesmo em
caso de capotamento."), também se aplica para o posicionamento do hood do snorkel da CVT. O posicionamento coforme as
imagens abaixo, com o hood, em vermelho, saindo na parede corta-fogo, e a mangueira plástica do snorkel, em amarelo, atravessando a
proteção de respingo (Vista traseira com mangueira plástica atravessando a proteção de respingo), é aceito? Se essa configuração não for aceita, o posicionamento com a mangueira do snorkel sem atravessar
a proteção de respingo (Vista traseira com mangueira plástica passando por fora da proteção de respingo) seria aceito?

Agradeço desde já e aguardo retorno.
Caio Leite
Anexos
Vista traseira com mangueira plástica atravessando a proteção de respingo
Vista traseira com mangueira plástica atravessando a proteção de respingo
Iso traseira.JPG (75.17 KiB) Exibido 3588 vezes
Vista dianteira
Vista dianteira
Iso dianteira.JPG (45.47 KiB) Exibido 3588 vezes
Vista traseira com mangueira plástica passando por fora da proteção de respingo
Vista traseira com mangueira plástica passando por fora da proteção de respingo
Iso traseira 2.JPG (29.83 KiB) Exibido 3588 vezes
Gustavo Lana
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Jul 17, 2018 2:07 pm
Escola: CEFET - MG
Equipe: CEFAST BAJA SAE

Item B2.13.9

Mensagem por Gustavo Lana »

Boa tarde, meu nome é Gustavo e sou integrante da equipe CEFAST BAJA SAE, do CEFET-MG.

Gostaria de saber se a restrição de posicionamento do hood do snorkel do motor, item B2.13.9 do RATBSB ("O hood deve ser
instalado de forma a impedir seu contato com o piloto, com partes quentes e com o sistema elétrico do veículo, mesmo em
caso de capotamento."), também se aplica para o posicionamento do hood do snorkel da CVT. O posicionamento coforme as
imagens abaixo, com o hood, em vermelho, saindo na parede corta-fogo, e a mangueira plástica do snorkel, em amarelo, atravessando a
proteção de respingo (Vista traseira com mangueira plástica atravessando a proteção de respingo), é aceito? Se essa configuração não for aceita, o posicionamento com a mangueira do snorkel sem atravessar
a proteção de respingo (Vista traseira com mangueira plástica passando por fora da proteção de respingo) seria aceito?

Agradeço desde já e aguardo retorno.
Gustavo Lana
Anexos
Vista traseira com mangueira plástica atravessando a proteção de respingo
Vista traseira com mangueira plástica atravessando a proteção de respingo
Iso traseira.JPG (75.17 KiB) Exibido 3561 vezes
Vista traseira com mangueira plástica passando por fora da proteção de respingo
Vista traseira com mangueira plástica passando por fora da proteção de respingo
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Vista dianteira
Vista dianteira
Iso dianteira.JPG (45.47 KiB) Exibido 3561 vezes
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Filipe
Mensagens: 1200
Registrado em: Ter Mar 14, 2017 10:18 am
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Re: Posicionamento de snorkel da CVT

Mensagem por Filipe »

Prezados Caio e Gustavo, agradecemos pelo contato.

No projeto apresentado pela equipe há dois pontos de atenção. O primeiro ponto, da mangueira atravessando o splash shield foi corretamente interpretado pela equipe pela similaridade dos componentes e função com o hood do motor. Portanto, o Comitê recomenda que a mangueira tenha sua rota desviada da proteção contra respingos segundo o item B2.13.7. O segundo ponto é o furo na corta fogo para a fixação do hood do snorkel da CVT. Os itens B7.3.4 e B10.4.6 foram elaborados com o objetivo de permitir a passagem de mangueiras de combustível e fiações elétricas por exemplo. Em caso de incêndio, a mangueira pode se deteriorar e permitir que as chamas entrem no habitáculo, comprometendo a segurança do piloto.
Com as considerações acima expostas a solução seria reprovada na Inspeção Técnica de Segurança.

Caso a dúvida persista por favor entre em contato novamente.

Comitê Baja SAE BRASIL
Trancado