Boa tarde, meu nome é Caio e sou integrante da equipe CEFAST BAJA SAE, do CEFET-MG.
Gostaria de saber se a restrição de posicionamento do hood do snorkel do motor, item B2.13.9 do RATBSB ("O hood deve ser
instalado de forma a impedir seu contato com o piloto, com partes quentes e com o sistema elétrico do veículo, mesmo em
caso de capotamento."), também se aplica para o posicionamento do hood do snorkel da CVT. O posicionamento coforme as
imagens abaixo, com o hood, em vermelho, saindo na parede corta-fogo, e a mangueira plástica do snorkel, em amarelo, atravessando a
proteção de respingo (Vista traseira com mangueira plástica atravessando a proteção de respingo), é aceito? Se essa configuração não for aceita, o posicionamento com a mangueira do snorkel sem atravessar
a proteção de respingo (Vista traseira com mangueira plástica passando por fora da proteção de respingo) seria aceito?
Agradeço desde já e aguardo retorno.
Caio Leite
Posicionamento de snorkel da CVT
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Posicionamento de snorkel da CVT
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- Vista traseira com mangueira plástica atravessando a proteção de respingo
- Iso traseira.JPG (75.17 KiB) Exibido 3588 vezes
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- Vista dianteira
- Iso dianteira.JPG (45.47 KiB) Exibido 3588 vezes
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- Vista traseira com mangueira plástica passando por fora da proteção de respingo
- Iso traseira 2.JPG (29.83 KiB) Exibido 3588 vezes
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Item B2.13.9
Boa tarde, meu nome é Gustavo e sou integrante da equipe CEFAST BAJA SAE, do CEFET-MG.
Gostaria de saber se a restrição de posicionamento do hood do snorkel do motor, item B2.13.9 do RATBSB ("O hood deve ser
instalado de forma a impedir seu contato com o piloto, com partes quentes e com o sistema elétrico do veículo, mesmo em
caso de capotamento."), também se aplica para o posicionamento do hood do snorkel da CVT. O posicionamento coforme as
imagens abaixo, com o hood, em vermelho, saindo na parede corta-fogo, e a mangueira plástica do snorkel, em amarelo, atravessando a
proteção de respingo (Vista traseira com mangueira plástica atravessando a proteção de respingo), é aceito? Se essa configuração não for aceita, o posicionamento com a mangueira do snorkel sem atravessar
a proteção de respingo (Vista traseira com mangueira plástica passando por fora da proteção de respingo) seria aceito?
Agradeço desde já e aguardo retorno.
Gustavo Lana
Gostaria de saber se a restrição de posicionamento do hood do snorkel do motor, item B2.13.9 do RATBSB ("O hood deve ser
instalado de forma a impedir seu contato com o piloto, com partes quentes e com o sistema elétrico do veículo, mesmo em
caso de capotamento."), também se aplica para o posicionamento do hood do snorkel da CVT. O posicionamento coforme as
imagens abaixo, com o hood, em vermelho, saindo na parede corta-fogo, e a mangueira plástica do snorkel, em amarelo, atravessando a
proteção de respingo (Vista traseira com mangueira plástica atravessando a proteção de respingo), é aceito? Se essa configuração não for aceita, o posicionamento com a mangueira do snorkel sem atravessar
a proteção de respingo (Vista traseira com mangueira plástica passando por fora da proteção de respingo) seria aceito?
Agradeço desde já e aguardo retorno.
Gustavo Lana
- Anexos
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- Vista traseira com mangueira plástica atravessando a proteção de respingo
- Iso traseira.JPG (75.17 KiB) Exibido 3561 vezes
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- Vista traseira com mangueira plástica passando por fora da proteção de respingo
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- Vista dianteira
- Iso dianteira.JPG (45.47 KiB) Exibido 3561 vezes
Re: Posicionamento de snorkel da CVT
Prezados Caio e Gustavo, agradecemos pelo contato.
No projeto apresentado pela equipe há dois pontos de atenção. O primeiro ponto, da mangueira atravessando o splash shield foi corretamente interpretado pela equipe pela similaridade dos componentes e função com o hood do motor. Portanto, o Comitê recomenda que a mangueira tenha sua rota desviada da proteção contra respingos segundo o item B2.13.7. O segundo ponto é o furo na corta fogo para a fixação do hood do snorkel da CVT. Os itens B7.3.4 e B10.4.6 foram elaborados com o objetivo de permitir a passagem de mangueiras de combustível e fiações elétricas por exemplo. Em caso de incêndio, a mangueira pode se deteriorar e permitir que as chamas entrem no habitáculo, comprometendo a segurança do piloto.
Com as considerações acima expostas a solução seria reprovada na Inspeção Técnica de Segurança.
Caso a dúvida persista por favor entre em contato novamente.
Comitê Baja SAE BRASIL
No projeto apresentado pela equipe há dois pontos de atenção. O primeiro ponto, da mangueira atravessando o splash shield foi corretamente interpretado pela equipe pela similaridade dos componentes e função com o hood do motor. Portanto, o Comitê recomenda que a mangueira tenha sua rota desviada da proteção contra respingos segundo o item B2.13.7. O segundo ponto é o furo na corta fogo para a fixação do hood do snorkel da CVT. Os itens B7.3.4 e B10.4.6 foram elaborados com o objetivo de permitir a passagem de mangueiras de combustível e fiações elétricas por exemplo. Em caso de incêndio, a mangueira pode se deteriorar e permitir que as chamas entrem no habitáculo, comprometendo a segurança do piloto.
Com as considerações acima expostas a solução seria reprovada na Inspeção Técnica de Segurança.
Caso a dúvida persista por favor entre em contato novamente.
Comitê Baja SAE BRASIL