Nome: Matheus Faria Athayde
Equipe/Universidade: Baja UFMG/UFMG
Item para alteração: RBSB B10.3
A regra americana de 2018 sofreu uma alteração a respeito dos itens referentes a proteção de respingo de combustível. Lá está proibido o dreno dos Splash Shields por meio de mangueiras e o uso de Drip Pans no tanque. Isso se deve ao fato de que as competições estão envolvendo mais lama, e mesmo com cobertura na região do tanque de combustível, terra vai entrar e as entradas de mangueira vão entupir.
A equipe Baja UFMG teve problemas com tal solução permitida aqui no Brasil na etapa internacional desse ano, envolvendo dificuldade para ser aprovado na segurança, com a solução atual, problemas quanto ao descolamento da carenagem que cobre o tanque e com o entupimento do dreno de abastecimento, e por fim, grande acúmulo de lama e, possivelmente, combustível no Splash Shield, após abastecimento.
A solução aceita nos Estados Unidos e também aceita no Brasil, a respeito do Splash Shield, é o Splash Shield do tipo plataforma que escorre para fora. Assim não sendo necessário utilizar cobertura na região do tanque para evitar entupimento da mangueira, pois a lama deve escorrer para fora do Splash Shield. O Splash Shield já deve ser construído de forma a ser suficiente para isolar o tanque, do motor e do cockpit, e evitar que combustível os atinja. Com essa experiência fica evidente que qualquer solução adotada que requeira um dreno de mangueira será menos segura.
Entretanto, não utilizar o dreno no Splash Shield, perde o propósito se for obrigatório utilizar uma Drip Pan, causadora dos exatos mesmos problemas. Sem a Drip Pan, o combustível espirrado durante o abastecimento deve cair no Splash Shield e escorrer para fora veículo, sem atingir o motor ou o cockpit.
Reforço que a não utilização de um Drip Pan, deve aumentar as exigências sobre o Splash Shield, entretanto o fato de não haver funis para o escoamento na proteção, configura a solução mais segura, estando sendo aplicada, portanto, na competição americana.
Assim, sugere-se a remoção dos itens:
B10.3.3; B10.3.5 e B10.3.6
Alternativamente, sugere-se manter os itens anteriores opcionais, com alteração nos itens B10.3.3, B10.3.6.5. Uma vez que a não utilização do Drip Pan garante mais segurança em termos de isolamento do motor e piloto de combustível.
No item B10.3.3: Onde lê-se: "É exigida uma proteção de respingo (drip pan) que tenha ao menos 203 mm (8 in) de diâmetro ou área equivalente e tenha bordas laterais que atinjam ao menos 38,1 mm (1,5 in) acima da parte mais alta do tanque (bocal de abastecimento)."
Deve-se ler: "É permitido o uso de uma proteção de respingo (drip pan) que tenha ao menos 203 mm (8 in) de diâmetro ou área equivalente e tenha bordas laterais que atinjam ao menos 38,1 mm (1,5 in) acima da parte mais alta do tanque (bocal de abastecimento)."
No item B10.3.6.5: O diâmetro mínimo exigido deve ser aumentado, uma vez que foi evidenciado pela equipe sua ineficácia.
Resumidamente, sugerimos a permissão para não utilizar uma Drip Pan e que seja recomendado não utilizar nenhum dreno com saída de mangueira em nenhuma das partes da proteção, uma vez que como evidenciado pelos americanos e por nós, esta não é a solução mais segura.
Obrigado,
Matheus Faria Athayde
Problemas evidenciados com o Item B10.3
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- Escola: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
- Equipe: Baja UFMG
Re: Problemas evidenciados com o Item B10.3
Prezado Matheus Athayde,
Primeiramente o Comitê gostaria de parabenizar a equipe pelo envio de uma sugestão de alteração do regulamento. O comitê acredita que a regra deve ser construída em conjunto com todos os participantes da competição e a sua contribuição enriquece o processo de melhoria continua que desejamos para a regra.
Quanto a sua sugestão o comitê analisou e levou em consideração para realizar a revisão do RATBSB divulgada em 29/06/2018.
Atenciosamente
Comitê Baja SAE BRASIL
Primeiramente o Comitê gostaria de parabenizar a equipe pelo envio de uma sugestão de alteração do regulamento. O comitê acredita que a regra deve ser construída em conjunto com todos os participantes da competição e a sua contribuição enriquece o processo de melhoria continua que desejamos para a regra.
Quanto a sua sugestão o comitê analisou e levou em consideração para realizar a revisão do RATBSB divulgada em 29/06/2018.
Atenciosamente
Comitê Baja SAE BRASIL