Em relação aos itens B13.1.5 “As proteções devem ser feitas utilizando apenas:
Aço com ao menos 1,5 mm (0,06 in) de espessura e resistência ao impacto igual ou superior ao aço SAE 1010.
Alumínio com ao menos 3,0 mm (0,12 in) de espessura e resistência ao impacto igual ou superior ao alumínio SAE 6061-T6.”,
B13.1.6 “Alternativamente, proteções podem ser feitas de um material com absorção de energia na ruptura equivalente. Ensaios aceitos para prova de equivalência são ensaios de resistência ao impacto, como Charpy e Izod.”, B13.1.7 “Devido a problemas de fabricação, materiais compósitos, se utilizados, devem possuir o dobro da espessura com absorção de energia equivalente ao material padrão.” e B13.1.8 “Proteções com materiais diferentes aos do item B13.1.5 só podem ser utilizadas se for realizada uma determinação de nível equivalente de segurança, conforme item B15.”, pergunta-se, no caso de se utilizar um material composto seguindo o dobro da espessura, poder-se-ia realizar um Ensaio de Charpy com corpo de prova de material padrão (Aço SAE 1010 com 1,5mm de espessura) e com corpo de prova de material alternativo (Composto de fibra de vidro com 3mm de espessura), comparando as resistências ao impacto dos materiais para desenvolvimento do ELOS?
A dúvida surge no momento que não encontramos normas e biografias sobre testes comparativos parecidos, e para materiais diferentes não aplicasse a mesma norma. Também nas normas que achamos, os corpos de prova padrão devem ter espessura totalmente diferente para a aplicação. Fazer um teste comparativo com corpo de prova com a espessura que será utilizada no veículo basta para comprovar a equivalência de segurança?
Dúvida sobre item B13
- Arthur Geller
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Dúvida sobre item B13
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Re: Dúvida sobre item B13
Prezado Arthur Geller,
O comitê recebeu sua pergunta e está discutindo internamente a melhor forma de respondê-la. Em breve a resposta à sua pergunta será divulgada.
Atenciosamente
Comitê Baja SAE BRASIL
O comitê recebeu sua pergunta e está discutindo internamente a melhor forma de respondê-la. Em breve a resposta à sua pergunta será divulgada.
Atenciosamente
Comitê Baja SAE BRASIL
- Luiz Aun Fonseca
- Conselheiro
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- Registrado em: Sex Mar 17, 2017 12:10 pm
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Re: Dúvida sobre item B13
Prezado Arthur, agradecemos pelo contato.
O regulamento deixa clara a necessidade de realizar-se ensaios comparativos entre uma das soluções propostas no item B13.1.5 e a solução proposta pela equipe, e em nenhum momento o regulamento explicita qual deve ser a espessura do corpo de prova utilizando-se material alternativo às sugestões regulamentadas.
Vale ressaltar que provada a equivalência no que tange à absorção de energia do espécime ensaiado, a espessura do produto utilizado no carro deve ser igual a 2x a espessura ensaiada (para materiais não regulamentados).
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL
O comitê sugere a releitura dos itens B13.1.5 a B13.1.8, presentes no RATBSB.Arthur Geller escreveu: ↑Qui Mar 29, 2018 3:48 pm
no caso de se utilizar um material composto seguindo o dobro da espessura, poder-se-ia realizar um Ensaio de Charpy com corpo de prova de material padrão (Aço SAE 1010 com 1,5mm de espessura) e com corpo de prova de material alternativo (Composto de fibra de vidro com 3mm de espessura), comparando as resistências ao impacto dos materiais para desenvolvimento do ELOS?
A dúvida surge no momento que não encontramos normas e biografias sobre testes comparativos parecidos, e para materiais diferentes não aplicasse a mesma norma.
O regulamento deixa clara a necessidade de realizar-se ensaios comparativos entre uma das soluções propostas no item B13.1.5 e a solução proposta pela equipe, e em nenhum momento o regulamento explicita qual deve ser a espessura do corpo de prova utilizando-se material alternativo às sugestões regulamentadas.
Vide resposta acima.Arthur Geller escreveu: ↑Qui Mar 29, 2018 3:48 pm
Também nas normas que achamos, os corpos de prova padrão devem ter espessura totalmente diferente para a aplicação. Fazer um teste comparativo com corpo de prova com a espessura que será utilizada no veículo basta para comprovar a equivalência de segurança?
Vale ressaltar que provada a equivalência no que tange à absorção de energia do espécime ensaiado, a espessura do produto utilizado no carro deve ser igual a 2x a espessura ensaiada (para materiais não regulamentados).
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL