Boa tarde,
A respeito do item B3.2.8.3, que diz que as baterias de lítio devem possuir circuito de proteção que desconecte as células do restante do circuito em todos os seguintes casos: sobrecorrente e sobretensão de carregamento; subtensão e sobrecorrente de descarga.
Nós encontramos um circuito que protege contra sobrecorrente e sobretensão de carregamento e subtensão. Por acaso o fusível ligado na bateria, como descrito no item B3.7, é aceito como uma proteção contra sobrecorrente de descarga, no lugar do circuito?
Dúvida Circuito de Proteção
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- Luiz Aun Fonseca
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Re: Dúvida Circuito de Proteção
Boa tarde Bruno, agradecemos pelo contato.
Visando um nível superior de segurança, o fusível do item B3.7 só pode ser aceito como a proteção do item B3.2.8 caso não haja conectores entre a bateria e o fusível, ou seja, a bateria não possa ser desconectada do fusível, e a corrente de recarga da mesma obrigatoriamente deverá passar pelo fusível. As conexões entre bateria, placa de proteção e porta fusíveis devem estar especialmente bem feitas, a placa deve estar fixada e não pendendo pelo cabo, e especial atenção deve ser dada para que não se corra o risco de molhar tais componentes.
Caso a equipe prefira, pode vir a instalar um fusível adicional, fixado de maneira firme e segura, de modo que ainda seja eficaz caso a bateria esteja desconectada do restante do chicote do carro.
Vale lembrar que é sempre bom consultar o datasheet da bateria adquirida, pois diversos modelos comerciais já contém tais proteções integradas no invólucro.
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL
Visando um nível superior de segurança, o fusível do item B3.7 só pode ser aceito como a proteção do item B3.2.8 caso não haja conectores entre a bateria e o fusível, ou seja, a bateria não possa ser desconectada do fusível, e a corrente de recarga da mesma obrigatoriamente deverá passar pelo fusível. As conexões entre bateria, placa de proteção e porta fusíveis devem estar especialmente bem feitas, a placa deve estar fixada e não pendendo pelo cabo, e especial atenção deve ser dada para que não se corra o risco de molhar tais componentes.
Caso a equipe prefira, pode vir a instalar um fusível adicional, fixado de maneira firme e segura, de modo que ainda seja eficaz caso a bateria esteja desconectada do restante do chicote do carro.
Vale lembrar que é sempre bom consultar o datasheet da bateria adquirida, pois diversos modelos comerciais já contém tais proteções integradas no invólucro.
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL