DÚVIDA RBSB 7 - 7.4.4

Perguntas referentes ao regulamento ou funcionamento das competições
Rafael Pereira
Escola: ASSER Porto Ferreira
Equipe: Equipe Shark's Baja

DÚVIDA RBSB 7 - 7.4.4

Mensagem por Rafael Pereira »

Boa tarde, sou Rafael, capitão da Equipe Shark's Baja, pretendemos competir o regional sudeste 2018, e estou com uma dúvida no RBSB 7, no ponto 7.4.4; onde diz que os valores do Bending Strength e Bending Stiffness devem ser, respectivamente utilizando o aço SAE 1018, 387 Nm e 2758 Nm² (efetuando cálculo usando Sy = 370 MPa, E = 205 GPa e 1 polegada de diâmetro externo). Aplicando as mesmas equações e mesmo diâmetro externo no aço SAE 1020, eu obtenho valores de Bending Strength e Bending Stiffness menores que o esperado. Dúvida, eu posso mesmo assim manter este diâmetro externo do 1020 como 1 polegada ou eu posso variar este diâmetro até chegar no resultado esperado? Isso se aplicaria também ao SAE 4130, onde tenho propriedades diferentes e preciso encontrar um diâmetro externo ideal?
Filipe
Escola:
Equipe:

Re: DÚVIDA RBSB 7 - 7.4.4

Mensagem por Filipe »

Prezado Rafael Pereira,

O comitê recebeu sua pergunta e está discutindo internamente a melhor forma de responde-la. Em breve a resposta à sua pergunta será divulgada.

Atenciosamente

Comitê Baja SAE BRASIL
Luiz Aun Fonseca
Conselheiro
Escola: Comitê Baja SAE BRASIL
Equipe: Subcomitê de Segurança

Re: DÚVIDA RBSB 7 - 7.4.4

Mensagem por Luiz Aun Fonseca »

Prezado Rafael, agradecemos pelo contato.

Primeiramente, usando o tubo padrão da regra, a rigidez à flexão (E.I) é igual a 2792 N.m², enquanto a resistência à flexão (Sy.I/c) é igual a 397 N.m. Estes valores deverão ser considerados como parâmetros mínimos em seu projeto, ou seja, para a seleção dos tubos utilizados pela sua equipe. Em hipótese alguma a equipe deve selecionar tubos para a fabricação da gaiola que não atendam a esses valores mínimos determinados pelo item 7.4.4 do regulamento.

Atenciosamente,

Comitê Baja SAE BRASIL
Trancado