Boa tarde! Sou Henrique e faço parte da Equipe Poli Baja da Escola Politécnica da USP.
Estamos desenvolvendo um novo projeto de semi-eixo dianteiro, porém por conta de alguns fatores, caso este falhe seria necessário substituir por um projeto antigo, bem diferente do novo. Assim, surgem duas perguntas decorrentes desse fato:
1. O item C3.1.8 especifica sobre modificações no veículo, em particular o C3.1.8.2 dá exemplos do que seria considerado modificação, mas nada é abordado de semi-eixo. Caso aconteça a falha, troca de semi-eixo por um diferente configura como modificação? Nessa situação não haveria mudança de relação de transmissão ou influenciaria demais itens da RATBSB, alteraria apenas métricas como massa.
2. O Informativo 22 para a Etapa Nacional mostra a divisão da pontuação bônus para 4x4. Caso ocorra a falha de um semi-eixo no enduro, por exemplo, e supondo que a troca seja bem sucedida, haveria possibilidade de perda da pontuação bônus?
Muito obrigado!
RATBSB Emenda 06 - C3*1*8 e Informativo 22 - Falha de peça
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- Registrado em: Seg Fev 03, 2025 9:47 pm
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Re: RATBSB Emenda 06 - C3*1*8 e Informativo 22 - Falha de peça
Prezado Henrique,
Tópico 1 – Troca do Semi-eixo
Com base no item C3.1.8.1 do regulamento, "Uma vez aprovado na Inspeção de Conformidade Técnica e Segurança, a configuração do veículo não pode ser modificada até o final da competição". Como a equipe já informou que a peça de reposição não é idêntica à original, essa substituição pode ser interpretada como uma alteração da configuração previamente aprovada.
Entretanto, o item C3.1.8.4 prevê que: "No caso de reparos substanciais, o veículo deve ser novamente inspecionado pelos Juízes Credenciados de Segurança". Dessa forma, se houver necessidade de substituir o semi-eixo por um modelo diferente, a equipe deverá solicitar a avaliação de um JCS, que determinará se a substituição é permitida sem comprometer a conformidade do veículo na competição.
Tópico 2 – Pontuação Extra do 4x4
Conforme o Informativo 22, "O sistema também poderá ser verificado a qualquer momento durante a prova. Caso o sistema não esteja operante em qualquer avaliação durante a prova, a equipe perde o direito aos 50 pontos extras." Sendo assim, a única forma de a equipe obter a pontuação extra é comprovando o funcionamento do sistema 4x4 em todas as avaliações previstas. Caso, em pelo menos uma dessas avaliações, o sistema não se mostre operante, a equipe não receberá a pontuação extra correspondente ao respectivo critério avaliado (ICTS, Provas Dinâmicas ou Enduro de Resistência).
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL
Tópico 1 – Troca do Semi-eixo
Com base no item C3.1.8.1 do regulamento, "Uma vez aprovado na Inspeção de Conformidade Técnica e Segurança, a configuração do veículo não pode ser modificada até o final da competição". Como a equipe já informou que a peça de reposição não é idêntica à original, essa substituição pode ser interpretada como uma alteração da configuração previamente aprovada.
Entretanto, o item C3.1.8.4 prevê que: "No caso de reparos substanciais, o veículo deve ser novamente inspecionado pelos Juízes Credenciados de Segurança". Dessa forma, se houver necessidade de substituir o semi-eixo por um modelo diferente, a equipe deverá solicitar a avaliação de um JCS, que determinará se a substituição é permitida sem comprometer a conformidade do veículo na competição.
Tópico 2 – Pontuação Extra do 4x4
Conforme o Informativo 22, "O sistema também poderá ser verificado a qualquer momento durante a prova. Caso o sistema não esteja operante em qualquer avaliação durante a prova, a equipe perde o direito aos 50 pontos extras." Sendo assim, a única forma de a equipe obter a pontuação extra é comprovando o funcionamento do sistema 4x4 em todas as avaliações previstas. Caso, em pelo menos uma dessas avaliações, o sistema não se mostre operante, a equipe não receberá a pontuação extra correspondente ao respectivo critério avaliado (ICTS, Provas Dinâmicas ou Enduro de Resistência).
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL