Olá, meu nome é Gustavo Henrique Ceccato e faço parte da equipe Imperador pertencente a UTFPR - CT, segue a dúvida abaixo:
"Os componentes de transmissão rotativos/móveis (eixos, cardans, juntas universais, flanges, acoplamentos, articulações, mancais, rolamentos, juntas homocinéticas, correntes, correias, polias, engrenagens ou qualquer outro componente de transmissão de potência) localizados dentro do cockpit devem ser protegidos. Existem dois tipos de proteções, Anteparo (Figura 2 em vermelho) e Proteções contra entrada de dedos (Figura 2 em azul)."
"Todas as juntas universais, acoplamentos, flanges, articulações, juntas homocinéticas, ou similares, devem ser protegidas com anteparos que atendam às exigências de resistência conforme descrito na seção B13.1.5 e devem se estender1”(25,4mm) além da medida das juntas (vide Figura 04). Os anteparos devem ser fixados por parafusos ou soldas diretamente à gaiola, e não devem ser fixadas às caixas de redução, caixas de transferências ou caixas de diferencial."
Pergunta: Entendemos que todos componentes rotativos que estejam localizados dentro do cockpit precisam estar protegidos com anteparos. No nosso projeto temos a junta que conecta a caixa de redução com o cardan fora do cockpit de acordo com a imagem "junta do cardan fora do cockpit." Gostaríamos de saber se é necessário um anteparo de proteção para esta junta ? Visto que o segundo parágrafo citado acima afirma que todos componentes móveis devem ser protegidos enquanto o primeiro refere-se que somente os componentes móveis dentro do cockpit devem ser protegidos com anteparos.
Anteparo da junta do cardan fora do cockpit
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- jbresolin
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Re: Anteparo da junta do cardan fora do cockpit
Caro Gustavo,
O informativo que trata do 4x4 engloba dois tipos de proteção: Anteparos e Proteção de dedos.
Qualquer elemento rotativo dentro do cockpit precisa ter uma das duas proteções, dependendo do elemento.
Especificamente sobre peças móveis, mesmo na configuração onde a junta do eixo cardan não está dentro do cockpit, o informativo aponta a necessidade de uma proteção do tipo anteparo que proteja ela.
Esta proteção visa evitar acidentes em caso de quebra de componentes rotativos móveis, pois alguma peça pode ser potencialmente arremessada com muita energia e ferir alguém. É um caso similar a CVT ou outro tipo de transmissão, que contém partes móveis rotativas.
Ressaltamos que todas as soluções aprovadas estarão sujeitas a reavaliação por parte do Comitê durante a prova de Inspeção de Conformidade Técnica e Segurança.
Atenciosamente
Comitê Baja SAE BRASIL
O informativo que trata do 4x4 engloba dois tipos de proteção: Anteparos e Proteção de dedos.
Qualquer elemento rotativo dentro do cockpit precisa ter uma das duas proteções, dependendo do elemento.
Especificamente sobre peças móveis, mesmo na configuração onde a junta do eixo cardan não está dentro do cockpit, o informativo aponta a necessidade de uma proteção do tipo anteparo que proteja ela.
Esta proteção visa evitar acidentes em caso de quebra de componentes rotativos móveis, pois alguma peça pode ser potencialmente arremessada com muita energia e ferir alguém. É um caso similar a CVT ou outro tipo de transmissão, que contém partes móveis rotativas.
Ressaltamos que todas as soluções aprovadas estarão sujeitas a reavaliação por parte do Comitê durante a prova de Inspeção de Conformidade Técnica e Segurança.
Atenciosamente
Comitê Baja SAE BRASIL