Olá, Comitê. Me chamo Andrew Gregório, membro da Equipe Mangue Baja.
Nossa dúvida é referente ao item B 9.5.1. Implementamos um sistema de válvulas que corta o fluxo de fluido nas linhas de freio, porém não criamos uma linha secundária para esse projeto de cutting brake, o mesmo foi incorporado à linha principal de freio. Nosso protótipo possui 3 linhas principais, duas para dianteira e uma para a traseira. Foram implementadas válvulas em cada uma dessas linhas (Válvula De Esfera 3/8") que são acionadas de forma manual, conforme a figura 1.
Quando a válvula é ativada ocorre a interrupção do fluxo de fluido na linha a qual ela está conectada, fazendo com que todo o fluido seja direcionado para as outras linhas e consequentemente acionando os êmbolos das respectivas pinças de freio. Quando o sistema se encontra com todas as válvulas abertas o fluido volta a escoar pelas 3 linhas principais novamente.
Segue em anexo imagens de como a linha está configurada e de como as válvulas são conectadas a elas. Assim como um esquemático do sistema.
Com base nisso gostaríamos de um parecer quanto a esse tipo de solução e se o mesmo fere algum critério de segurança.
Desde já agradecemos,
Equipe Mangue Baja
CUTTING BRAKE - LINHA PRINCIPA
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CUTTING BRAKE - LINHA PRINCIPA
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Re: CUTTING BRAKE - LINHA PRINCIPA
Prezado Gabriel,
De acordo com o item B9.5.1 do RATBSB emenda 5, é possível a utilização de cutting brake, porém "Um freio principal deve ser capaz de travar as quatro rodas sendo operado por um único pé."
O Circuito hidráulico proposto não cumpre este item.
Atenciosamente
Comitê Baja SAE BRASIL
De acordo com o item B9.5.1 do RATBSB emenda 5, é possível a utilização de cutting brake, porém "Um freio principal deve ser capaz de travar as quatro rodas sendo operado por um único pé."
O Circuito hidráulico proposto não cumpre este item.
Atenciosamente
Comitê Baja SAE BRASIL