O Informativo 02 - Transmissão 4x4 divulgado anteriormente apresenta o seguinte paragrafo:
As transmissões por eixo cardan totalmente suspensos (não se movem com
a suspensão) devem conter um eixo contínuo sem emendas (soldas, flanges,
conectores, encaixes, etc) que compreende a porção do comprimento que se inicia
em 2” após a junta traseira até 2” antes da junta dianteira.
O questionamento é referente a utilização de um sistema com dois eixos, um eixo cardan e um eixo de transmissão (responsável pela conexão do cardan a caixa de redução), na figura abaixo o eixo cardan possui uma seção sem conexões medida conforme dimensões citadas anteriormente ultrapassando o plano RRH que delimita o cockpit. O eixo de transmissão conecta-se ao cardan por meio de um junta tripoide e a caixa de redução por uma junta universal. Nesta perspectiva, gostaria de saber se o projeto apresentado abaixo é valido ou se configura como um cardan seccionado. Além disso, gostaria de saber se os anteparos de ambos eixos devem se atender a todos os requisitos apresentados no informativo
Att, JulioTodas as juntas universais, acoplamentos, flanges, articulações, juntas
homocinéticas, ou similares, devem ser protegidas com anteparos que atendam às
exigências de resistência conforme descrito na seção B13.1.5 e devem se estender
1”(25,4mm) além da medida das juntas (vide Figura 04). Os anteparos devem ser
fixados por parafusos ou soldas diretamente à gaiola, e não devem ser fixadas às
caixas de redução, caixas de transferências ou caixas de diferencial.
Capitão UFPBaja SAE