Olá, sou a Ana Beatriz, responsável pela área de Estrutura, Fixadores e Ergonomia da equipe Unicamp Baja SAE.
Surgiu uma dúvida entre os membros da área em relação ao Informativo 02 (Transmissão 4x4) - tópico Cinto de segurança, nele diz que "Veículos 4x4 que possuam elementos de transmissão dentro do cockpit localizados no plano central do veículo que inviabiliza a ancoragem da tira antissubmarina do cinto de 5 pontos devem usar cinto de 6 pontos (duas tiras antissubmarinas)". Caso haja elemento de transmissão dentro do cockpit, mas descentralizado (localizado na lateral), no nosso entendimento não há a necessidade do cinto de 6 pontos, está correto?
Cinto de segurança de 6 pontos
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Re: Cinto de segurança de 6 pontos
Prezada Ana Beatriz,
Sim, seu raciocinio está correto. O objetivo do 6° ponto é garantir que a fixação do 5° ponto mantenha a direção correta da força. Caso o elemento de transmissão esteja descentralizado a utilização do 6° ponto se torna desnecessária.
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL
Sim, seu raciocinio está correto. O objetivo do 6° ponto é garantir que a fixação do 5° ponto mantenha a direção correta da força. Caso o elemento de transmissão esteja descentralizado a utilização do 6° ponto se torna desnecessária.
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL