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Rosca do escape

Enviado: Seg Set 10, 2018 7:40 pm
por joao vitor veiga
Boa tarde, sou João Vitor Veiga, Membro da equipe UFPR Baja sae.
Já criei um tópico aqui no fórum referente ao mesmo assunto, no dia 31 de julho de 2018, no horário 12:34 pm, com o seguinte texto:
"As roscas do nosso escape no bloco do motor estão um pouco desgastadas, problema apresentado por outra equipe, já observado aqui no fórum. Gostaria de saber qual a possibilidade de passar um macho no furo afim de garantir uma melhor fixação.
Estou ciente de que devemos manter as características originais do motor, mas essa seria a unica solução, tendo em vista a inviabilidade da compra de um motor novo."
O comitê respondeu:
"Prezado João Vitor,

Pedimos que leia novamente o item B2.14 e, caso a dúvida persista, nos envie outra pergunta especificando o item do RATBSB.
O Comitê ainda aproveita para reiterar que a leitura e interpretação de todos os itens e requisitos do regulamento são de responsabilidade da equipe."
Em seguida, estão todos os itens do regulamento que falam a respeito de fixadores e fixação do escapamento.

"B2.1.2 O motor exigido deve ser mantido com componentes originais em todos os aspectos, exceto onde explicitamente permitido por este regulamento. Recondicionamento (retífica) de motor é permitido, desde que utilize apenas peças originais e respeite as especificações do fabricante (item B2.4). Réplicas de motores e partes da Briggs & Stratton não são permitidas.
B2.14.4 Os parafusos de fixação do escapamento podem ser substituídos por parafusos alternativos, desde que respeitem os critérios do item B12.
B2.14 Reposicionamento do sistema de escapamento
B2.14.1 O abafador do escapamento (muffler) pode ser reposicionado utilizando-se tubulação com diâmetro interno de 31,75 mm (1,25 in). O abafador original Briggs & Stratton deve ser utilizado e seguramente instalado, de forma que não se afrouxe com vibração durante a competição
B12 FIXADORES
B12.1
Fixadores dotados de rosca, presentes nos seguintes subsistemas, devem atender aos requisitos desta seção:  Fixação alternativa do escapamento (B2.14.4) e tampa de partida do motor (B2.16.2)
 Acelerador (A1.1)
.  Fixação das chaves gerais (B3.3).
 Uniões parafusadas de membros da gaiola (B6.3.7).
 Fixação do extintor de incêndio (B7.9).
 Fixação dos sistemas de restrição do piloto (B8).
 Freios (B9).
 Sistema de combustível (B10)
.  Direção (B11).
 Suspensão (B11).
B12.2 Conjuntos de peças originais (OEM), próprios para uso automotivo, podem ser utilizados com seus fixadores originais sem que estes atendam aos demais requisitos desta seção, desde que as interfaces suportadas pelos fixadores também sejam peças originais. Como exemplo, uma equipe utilizando um cubo de roda de fabricação própria, com um eixo OEM, deve cumprir os requisitos estabelecidos no presente item, mas uma equipe utilizando ambos os componentes OEM estaria isenta de cumprir tais requisitos nesse sistema. REGULAMENTO BAJA SAE BRASIL (RATBSB) – EMENDA 1 84/136 B12.3 Travamento dos fixadores
B12.3.1 Fixadores devem ser travados por meio do uso de porcas com nylon, porcas castelo, ou arame de freno (em aplicações cegas). Arruelas e cola travarrosca não atendem a este requisito. Este requisito também é aplicado aos fixadores em peças ajustáveis, tais como barras de direção de comprimento ajustável.
B12.4 Arame de freno
B12.4.1 A Figura B-60 ilustra o uso adequado de arame de freno em roscas direitas.
Figura B-60 – Procedimento para utilização adequada de freno em parafusos
B12.4.2 Não mais do que três parafusos podem ser travados juntos.
B12.4.3 Cabeças de parafusos podem ser travadas como mostrado na Figura B-60 apenas quando a peça fêmea for travada, ou a porca atender os requisitos de travamento deste artigo.
B12.4.4 Porcas podem ser travadas com arame, de forma similar às ilustrações, apenas se possuírem originalmente furo e tratamento térmico para uso com arame de freno. A equipe deve possuir documentação que comprove tais especificações.
B12.4.5 O arame deve ser de aço inoxidável e com diâmetro conforme a Tabela B-3. 3 parafusos 2 parafusos 1 parafuso (travar em uma parte fixa do veículo)
Tabela B-3 – Requisito dimensional do arame de freno Diâmetro nominal da rosca do fixador (mm) Diâmetro do arame (mm) ≤ 6,35 ≥ 0,5 mm > 6,35 e < 12,7 ≥ 0,8 mm ≥ 12,7 ≥ 1,0 mm B12.5 Classe de fixadores
B12.5.1 Fixadores rosqueados devem atender ou exceder a classe SAE 5, ou classe métrica 8.8, ou alguma das especificações AN/MS da Figura B-61.
B12.5.2 Qualquer fixador com rosca que não possua conformidade com estes requisitos (incluindo barras com rosca) deve possuir documentação adicional que comprove sua adequação ao uso (por exemplo, peças originais próprias para a aplicação).
Figura B-61 – Exemplos de especificações de parafuso aceitáveis
B12.6 Exposição de rosca
B12.6.1 Fixadores rosqueados devem possuir ao menos 2 filetes de rosca expostos após a porca.
B12.7 Conexões em cisalhamento simples
B12.7.1 Todos os terminais esféricos ou rotulares em cisalhamento simples devem possuir uma arruela de aço, conforme a Figura B-62. Ball joints (terminais rotulares) originais, próprios do sistema de suspensão utilizado, são a única exceção.
B12.8 Terminais esféricos ou rotulares B12.8.1 Terminais esféricos ou rotulares de fabricação própria são proibidos "

Assim sendo, gostaria de saber a opinião do comitê referente a "passar" um macho na rosca do escapamento ou a utilização de helicoil. Tendo em vista que o regulamento em si não fala nada sobre a utilização das técnicas citadas. Gostaria de saber se a equipe seria reprovada ou aprovada durante a inspeção de segurança com a utilização desses métodos.

Aguardo uma resposta
Atenciosamente.

Re: Rosca do escape

Enviado: Sex Set 14, 2018 10:35 am
por Filipe
Prezado João Vitor,

O item "B2.14.4 Os parafusos de fixação do escapamento podem ser substituídos por parafusos alternativos, desde que respeitem os critérios do item B12." tem a intenção de flexibilizar o uso do parafuso original do escapamento, a fim de atender casos como o apresentado.
Caso sejam utilizados parafusos alternativos, a união deixa de ser a original, portanto os fixadores devem ser travados (itens B12.1 e B12.2).

Atenciosamente,

Comite Baja SAE BRASIL