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Proposta de mudança RATBSB - C4.9.2.1 - Gestão da equipe

Enviado: Seg Jul 02, 2018 12:58 am
por Pedro Trindade
Nome: Pedro Trindade
Escola/Equipe: -

Item do regulamento afetado pela proposta: C4.9.2.1

Justificativa da proposta:

A grande maioria das equipes apresentam dúvidas do que é esperado e da importancia do tema gestão. Apesar da recente mudança, o texto relacionado a esse tema ainda é generalista comparado aos outros temas da avaliação de projeto e acredito que oriente as equipes em uma direção não desejada. O texto proposto tem o objetivo de orientar e dar uma melhor base para as equipes, tanto iniciantes, como experientes.

Texto atual do regulamento:

C4.9.2.1 As equipes devem apresentar:

- Práticas de gestão harmonizadas à realidade de cada de equipe, tendo como foco estratégias de registro, preservação e difusão do conhecimento, gestão de projetos, estratégias de aumento de eficiência, redução ou eliminação do retrabalho e minimização do tempo em atividades que pouco ou nada agregam valor ao projeto.
- Aspectos da gestão de pessoas, com considerações que visam à evolução técnica e comportamental do indivíduo, o desenvolvimento de competências e oportunidades de aquisição de novas habilidades, visando à manutenção e elevação dos padrões da equipe, assegurando a sua continuidade.

Texto proposto:

C4.9.2.1 A equipe deve definir claramente seus objetivos e se utilizar de práticas de gestão aderentes à sua realidade, levando em consideração gestão da equipe e gestão do projeto. Deve também se utilizar de processos de melhoria continua e redução de desperdícios.

C4.9.2.2 De acordo com sua maturidade, a equipe deve explorar e não se limitar aos itens:
- Planejamento estratégico (ex.: Estratégia de longo prazo da equipe com importancia de cada programa e projeto desenvolvido);
- Gestão de metas (ex.: Metodologia, Objetivos e metas globais, desdobramento por área e acompanhamento);
- Gestão do conhecimento (ex.: Documentação, preservação e difusão do conhecimento)
- Gestão da mudança (ex.: Ferramentas e técnicas de gestão da mudança e sua implementação);
- Gestão do tempo (ex.: Planejamento de cronograma, sequenciamento, estimativa de duração de atividades e acompanhamento);
- Gestão de pessoas (ex.: Alocação de pessoas, desenvolvimento de times, desenvolvimento individual, engajamento, turnover, recrutamento e seleção);
- Gestão de custos (ex.: Planejamento de custos, ferramenta e técnicas de estimativa de custo, desenvolvimento de orçamento e controle de custos);
- Gestão de risco (ex.: Identificação de fatores de risco do projeto, técnicas de analise quantitativa e qualitativa, implementação de respostas e ferramentas e técnicas de garantia de efetividade).