Dúvida sobre item B13
Enviado: Qui Mar 29, 2018 3:48 pm
Em relação aos itens B13.1.5 “As proteções devem ser feitas utilizando apenas:
Aço com ao menos 1,5 mm (0,06 in) de espessura e resistência ao impacto igual ou superior ao aço SAE 1010.
Alumínio com ao menos 3,0 mm (0,12 in) de espessura e resistência ao impacto igual ou superior ao alumínio SAE 6061-T6.”,
B13.1.6 “Alternativamente, proteções podem ser feitas de um material com absorção de energia na ruptura equivalente. Ensaios aceitos para prova de equivalência são ensaios de resistência ao impacto, como Charpy e Izod.”, B13.1.7 “Devido a problemas de fabricação, materiais compósitos, se utilizados, devem possuir o dobro da espessura com absorção de energia equivalente ao material padrão.” e B13.1.8 “Proteções com materiais diferentes aos do item B13.1.5 só podem ser utilizadas se for realizada uma determinação de nível equivalente de segurança, conforme item B15.”, pergunta-se, no caso de se utilizar um material composto seguindo o dobro da espessura, poder-se-ia realizar um Ensaio de Charpy com corpo de prova de material padrão (Aço SAE 1010 com 1,5mm de espessura) e com corpo de prova de material alternativo (Composto de fibra de vidro com 3mm de espessura), comparando as resistências ao impacto dos materiais para desenvolvimento do ELOS?
A dúvida surge no momento que não encontramos normas e biografias sobre testes comparativos parecidos, e para materiais diferentes não aplicasse a mesma norma. Também nas normas que achamos, os corpos de prova padrão devem ter espessura totalmente diferente para a aplicação. Fazer um teste comparativo com corpo de prova com a espessura que será utilizada no veículo basta para comprovar a equivalência de segurança?
Aço com ao menos 1,5 mm (0,06 in) de espessura e resistência ao impacto igual ou superior ao aço SAE 1010.
Alumínio com ao menos 3,0 mm (0,12 in) de espessura e resistência ao impacto igual ou superior ao alumínio SAE 6061-T6.”,
B13.1.6 “Alternativamente, proteções podem ser feitas de um material com absorção de energia na ruptura equivalente. Ensaios aceitos para prova de equivalência são ensaios de resistência ao impacto, como Charpy e Izod.”, B13.1.7 “Devido a problemas de fabricação, materiais compósitos, se utilizados, devem possuir o dobro da espessura com absorção de energia equivalente ao material padrão.” e B13.1.8 “Proteções com materiais diferentes aos do item B13.1.5 só podem ser utilizadas se for realizada uma determinação de nível equivalente de segurança, conforme item B15.”, pergunta-se, no caso de se utilizar um material composto seguindo o dobro da espessura, poder-se-ia realizar um Ensaio de Charpy com corpo de prova de material padrão (Aço SAE 1010 com 1,5mm de espessura) e com corpo de prova de material alternativo (Composto de fibra de vidro com 3mm de espessura), comparando as resistências ao impacto dos materiais para desenvolvimento do ELOS?
A dúvida surge no momento que não encontramos normas e biografias sobre testes comparativos parecidos, e para materiais diferentes não aplicasse a mesma norma. Também nas normas que achamos, os corpos de prova padrão devem ter espessura totalmente diferente para a aplicação. Fazer um teste comparativo com corpo de prova com a espessura que será utilizada no veículo basta para comprovar a equivalência de segurança?