Página 1 de 1

Dúvida sobre item B9.4.1 do RATBSB

Enviado: Sáb Mar 10, 2018 8:25 pm
por Alisson Jank
Boa noite!

Utilizamos em nosso protótipo uma válvula de corte total da pressão, atuando como freio estacionário. Logo, surgiu uma dúvida sobre o item do RATBSB que comunica: “Nenhum freio, incluindo cutting brakes, pode operar sem que a luz de freio se ilumine.” Utilizamos um interruptor de luz de freio na linha dianteira e outro na traseira, este último ANTES da válvula. A válvula opera quando o piloto aciona o pedal e fecha a mesma, travando as rodas traseiras, impedindo que a pressão retorne. Salienta-se que a luz de freio não fica acesa após o piloto soltar o pedal e a válvula ficar fechada. Logo, surgiu a dúvida, o interruptor de luz de freio deve estar APÓS esta válvula e a luz de freio ficar acionada, ou deve continuar antes da mesma?

Desde já agradeço!

Re: Dúvida sobre item B9.4.1 do RATBSB

Enviado: Sáb Mar 10, 2018 9:44 pm
por Filipe
Prezado Alisson Jank,

O comitê recebeu sua pergunta e está discutindo internamente a melhor forma de respondê-la. Em breve a resposta à sua pergunta será divulgada.

Atenciosamente

Comitê Baja SAE BRASIL

Re: Dúvida sobre item B9.4.1 do RATBSB

Enviado: Qua Mar 14, 2018 2:21 pm
por Filipe
Prezado Alisson Jank, agradecemos pelo contato.

A sua interpretação é correta: se o seu sistema é capaz de frear as rodas sem que a luz de freio seja iluminada, ele não atende o regulamento. Pela sua descrição, alterar a posição do interruptor resolveria o problema.

Atenciosamente,

Comitê Baja SAE BRASIL