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Dúvidas sobre o tubo FABlow - B6.2.14.4

Enviado: Qui Nov 23, 2017 11:57 pm
por Bruno Deliberato
Caro comitê,
Como anteriormente perguntado pelo fórum, as dúvidas referentes ao tubo FABlow persistem e o grupo decidiu por refazer as perguntas. (Contido na RATBSB, sobre o travamento dianteiro, na regra B6.2.14.4).

Recebemos a resposta que o FABlow não apresenta restrições de geometria, mas o comitê ressaltou que a presença da dobra não era configuração ideal e que tem seu melhor desempenho quando reto.

Concordamos com os argumentos colocados pelo comitê, mas a dúvida é: A nossa equipe poderá participar nas próximas edições da competição BAJA SAE do ano 2018/2019, nacionais e regionais (Sudeste), usando o FABlow (regra B6.2.14.4) nessa geometria apresentada nas imagens a seguir?

Cabe ressaltar que, mesmo usando o tubo nessa geometria, o nosso tubo atende às regras:
- B6.2.14.4;
- B6.2.14.4.4 que diz que o ângulo entre o FABlow e o FABup não pode ser maior que 15º;
- B6.2.2.5.3 que diz que membros com raio de curvatura maios ou igual a 152mm não podem ter ângulo de dobra maior que 30º...;
- O tubo inicia/termina em um ponto denominado segundo a regra B6.2.2.4;
20171107_235849.jpg
20171108_000000.jpg
20171122_225900.jpg
Muito obrigado pela atenção. Aguardo resposta.

Re: Dúvidas sobre o tubo FABlow - B6.2.14.4

Enviado: Sex Nov 24, 2017 9:55 am
por Filipe
Prezado Bruno Deliberato,

O comitê recebeu sua pergunta e está discutindo internamente a melhor forma de respondê-la. Em breve a resposta à sua pergunta será divulgada.

Atenciosamente

Comitê Baja SAE BRASIL

Re: Dúvidas sobre o tubo FABlow - B6.2.14.4

Enviado: Ter Nov 28, 2017 9:37 pm
por Luiz Aun Fonseca
Prezado Bruno, agradecemos pelo contato.

Como já respondido na mensagem do dia 14/11 (viewtopic.php?f=28&t=341), o Comitê não vê restrição na geometria dos tubos FAB low apresentadas pela equipe. Isto significa que tal configuração não infringe os requisitos do regulamento. Esta resposta já deveria ser suficiente para sanar sua dúvida.

Naquela ocasião, simplesmente ressaltamos que qualquer veículo Baja tem sua aprovação na Inspeção de Conformidade Técnica e Segurança, condicionada ao cumprimento dos itens do regulamento, e que em situações consideradas pelo JCS como "cumprimento marginal", modificações podem ser solicitadas à equipe.

Atenciosamente,

Comitê Baja SAE BRASIL