Mudanças de relação final sem haver mudanças de componentes

Perguntas referentes ao regulamento ou funcionamento das competições
Guilherme Bacelar
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Abr 06, 2025 9:33 am
Escola: UNIFACS
Equipe: MandacaruBAJA

Mudanças de relação final sem haver mudanças de componentes

Mensagem por Guilherme Bacelar »

Olá, sou Guilherme Bacelar da equipe MandacaruBAJA.
Estamos desenvolvendo um projeto de caixa de redução que possui duas relações diferentes. Deste modo o operador poderia mudar a relação dependendo da sua necessidade (imagem em anexo). Entretanto o Regulamento Administrativo e Técnico BAJA SAE Brasil traz a seguinte informação com relação a modificações:

C3.1.8.2 "Considera-se como modificação, por exemplo, a alteração de itens como: relação de transmissão intermediária ou final, pneus, molas, amortecedores, relação de direção, componentes de freio, motor, snorkel, proteção do sistema de alavanca do governador, assento, extintor, proteções, carenagens (incluindo presença de chapéu) e equipamentos de segurança do piloto."

Assim sendo, a pasta de Powertrain da equipe está receosa de de prosseguir com o projeto e ele não ser válido. Entretanto parte da equipe interpreta que o item C3.1.8.2 se refere a troca literal do componente, como por exemplo tirar totalmente a caixa de redução e troca por outra, tendo em vista que a transmissão CVT causa mudanças de relação para fazer a modificação de marcha ao longo da aceleração. Nossa equipe agradece desde já a resposta.
Anexos
Imagem ilustrativa do caminho percorrido pela força - verde ou azul
Imagem ilustrativa do caminho percorrido pela força - verde ou azul
Avatar do usuário
Michalovzkey
Chefe de Comunicação e Marketing
Mensagens: 43
Registrado em: Ter Out 24, 2017 10:22 pm
Escola: UFES
Equipe:

Re: Mudanças de relação final sem haver mudanças de componentes

Mensagem por Michalovzkey »

Prezado Guilherme,

O intuito da regra C3.1.8.2 é não modificar itens críticos do veículo após a aprovação nas provas de segurança. Porém, nesse seu caso não é considerado uma modificação, pois o seu projeto apresenta as duas relações de marcha de forma conjunta no sistema de transmissão.

Ressaltamos que todas as soluções aprovadas estarão sujeitas a reavaliação por parte do Comitê durante a prova de Inspeção de Conformidade Técnica e Segurança.

Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL
Trancado