Motor Modelo 19
Enviado: Qua Jun 28, 2017 10:40 pm
Nome: Victor Neves
Equipe/Universidade: Equipe Mangue Baja/UFPE
Item para alteração: RBSB 5.7 Motor
Onde se lê: "Os veículos devem ser equipados com um único motor do tipo Briggs & Stratton, 4 tempos, monocilíndrico, com potência de 10HP série 20 código 205432, 205437, 205332 ou 20S232, refrigerado a ar."
Deve-se ler: "Os veículos devem ser equipados com um único motor do tipo Briggs & Stratton, 4 tempos, monocilíndrico, com potência de 10HP série 19 ou 20 código 19L232, 205432, 205437, 205332 ou 20S232, refrigerado a ar."
Onde se lê: "A mola do governador deve ser colocada no furo #6".
Deve-se ler: "A mola do governador deve ser colocada no furo #6 para motores da série 20 e #5 para motores da série 19"
Razões para a proposta de alteração:
-> No site da Briggs ( nos links https://www.briggsandstratton.com/na/en ... el-20.html e http://www.briggsracing.com/racing-engines/model-19#), podemos perceber a igualdade da maioria dos parâmetros de desempenho do motor 20S232 e do modelo 19L232. A distância entre os poucos parâmetros diferentes são desprezíveis.
-> Durante a competição mundial, conversamos com os representantes da Briggs e responsáveis pela prova de motor com o intuito de melhor entender as modificações nos motores. O feedback deles foi de que os parâmetros dinâmicos são os mesmos (curvas de torque, potência,...), no entanto, o motor ficou um pouco mais robusto, aumentando a durabilidade a longo prazo do motor. Algo que a Equipe considera que não influenciará na equidade durante a competição.
->Durante o período em que a Equipe ficou nos Estados Unidos, para representar o Brasil na competição mundial, buscamos adquirir um modelo da série 20 (por necessidade de renovação de nossas unidades motrizes e pelo preço mais acessível), porém, a Briggs não está mais disponibilizando motores da série 20 (como nos foi informado por um de seus dealers). No entanto, conseguimos comprar um modelo da série 19. Situação essa que pode ser vivida por outras equipes durante os próximos anos.
-> Tendo como base a diferença de condições entre equipes nos EUA e no Brasil, e entendendo a dificuldade financeira de muitas equipes, propomos a utilização dos dois modelos
->A Equipe pretende fazer testes comparativos entre os dois motores assim que nosso pallet volte ao Brasil, e poderá enviá-los ao Comitê após obtermos os resultados
->A mudança com relação ao furo do governador foi proposta apenas porque é a única mudança de regulagem do motor feita na regra americana, ainda não temos dados concretos quanto à diferença de performance posicionando a mola em um furo ou em outro]
-> Também entendemos que não fazer essa alteração agora, só vai adiar a mudança que será inevitável, uma vez que, motores da série 20 não estão sendo mais fabricados. Isso pode gerar transtornos a equipes tendo que utilizar motores já muito gastos, ou sendo obrigados a repentinamente comprar novos motores.
Equipe/Universidade: Equipe Mangue Baja/UFPE
Item para alteração: RBSB 5.7 Motor
Onde se lê: "Os veículos devem ser equipados com um único motor do tipo Briggs & Stratton, 4 tempos, monocilíndrico, com potência de 10HP série 20 código 205432, 205437, 205332 ou 20S232, refrigerado a ar."
Deve-se ler: "Os veículos devem ser equipados com um único motor do tipo Briggs & Stratton, 4 tempos, monocilíndrico, com potência de 10HP série 19 ou 20 código 19L232, 205432, 205437, 205332 ou 20S232, refrigerado a ar."
Onde se lê: "A mola do governador deve ser colocada no furo #6".
Deve-se ler: "A mola do governador deve ser colocada no furo #6 para motores da série 20 e #5 para motores da série 19"
Razões para a proposta de alteração:
-> No site da Briggs ( nos links https://www.briggsandstratton.com/na/en ... el-20.html e http://www.briggsracing.com/racing-engines/model-19#), podemos perceber a igualdade da maioria dos parâmetros de desempenho do motor 20S232 e do modelo 19L232. A distância entre os poucos parâmetros diferentes são desprezíveis.
-> Durante a competição mundial, conversamos com os representantes da Briggs e responsáveis pela prova de motor com o intuito de melhor entender as modificações nos motores. O feedback deles foi de que os parâmetros dinâmicos são os mesmos (curvas de torque, potência,...), no entanto, o motor ficou um pouco mais robusto, aumentando a durabilidade a longo prazo do motor. Algo que a Equipe considera que não influenciará na equidade durante a competição.
->Durante o período em que a Equipe ficou nos Estados Unidos, para representar o Brasil na competição mundial, buscamos adquirir um modelo da série 20 (por necessidade de renovação de nossas unidades motrizes e pelo preço mais acessível), porém, a Briggs não está mais disponibilizando motores da série 20 (como nos foi informado por um de seus dealers). No entanto, conseguimos comprar um modelo da série 19. Situação essa que pode ser vivida por outras equipes durante os próximos anos.
-> Tendo como base a diferença de condições entre equipes nos EUA e no Brasil, e entendendo a dificuldade financeira de muitas equipes, propomos a utilização dos dois modelos
->A Equipe pretende fazer testes comparativos entre os dois motores assim que nosso pallet volte ao Brasil, e poderá enviá-los ao Comitê após obtermos os resultados
->A mudança com relação ao furo do governador foi proposta apenas porque é a única mudança de regulagem do motor feita na regra americana, ainda não temos dados concretos quanto à diferença de performance posicionando a mola em um furo ou em outro]
-> Também entendemos que não fazer essa alteração agora, só vai adiar a mudança que será inevitável, uma vez que, motores da série 20 não estão sendo mais fabricados. Isso pode gerar transtornos a equipes tendo que utilizar motores já muito gastos, ou sendo obrigados a repentinamente comprar novos motores.