Página 1 de 1

Informativo 04 - Informações adicionais sobre o motor Honda

Enviado: Ter Jan 30, 2024 11:34 am
por palomabarbin
Bom dia!
Me chamo Paloma Barbin, e faço parte da equipe EESC USP Tractian Baja, da EESC USP.
Considerando o informativo 04, que estabelece a permissão da utilização do motor Honda GX390H1 QHBR, a equipe adquiriu este em preparação para a competição nacional. Porém, tendo o motor em mãos, surgiram alguns questionamentos. Primeiramente, o motor acelera em direção ao escapamento, o que não condiz com o atual sistema de acelerador utilizado com o motor Briggs. Além disso, ele não apresenta retorno. Não encontramos um jeito de desviar o cabo do acelerador e adicionar um retorno utilizando apenas peças originais. O quê deve ser feito sobre isso? Vai existir uma maneira regulamentada de adequar esse motor para o uso no carro? Além disso, o diâmetro interno da mangueira de combustível do motor Honda é 3/16 polegadas, valor menor do que a ½ polegada utilizada no motor Briggs e requerida pelo regulamento. Isso vai ser mudado? Finalmente, gostaríamos de saber se o motor Honda vai ser utilizado de sua maneira original, com 13HP, ou se vai ocorrer uma restrição de potência, e, se sim, como isso vai ser feito.
Agradeço desde já pela ajuda!
Paloma.

Re: Informativo 04 - Informações adicionais sobre o motor Honda

Enviado: Qui Fev 15, 2024 9:02 am
por Lucas13ra
Prezada Paloma, obrigado pela pergunta.

Dado o atual progresso da campanha de ensaios, deliberamos que não haverá restrição de funcionamento do motor Honda para esta competição.
Quanto ao retorno do acelerador e mangueira de combustível, seguir as especificações dos fabricantes dos motores e boas práticas de engenharia.
Sugerimos à equipe enviar sua possível solução a priori (via ELOS por mensagem privada) visando agilizar sua aprovação na prova de segurança.
Lembrando que a decisão final fica a cargo do juiz da prova ICTS.

Atenciosamente,

Comitê Baja SAE BRASIL