Página 1 de 1

Circuito de proteção para baterias de Lítio

Enviado: Sex Set 22, 2017 4:23 pm
por Everton Alves
Boa tarde. O RATBSB Alfa diz que baterias de compósitos de lítio devem ser utilizadas com um circuito de proteção. Ao longo de várias semanas, venho pesquisando sobre esse circuito, e os modelos que encontrei disponíveis no mercado não possuem conector adequado para a bateria, como pode ser visto nestes links: http://www.all-battery.com/protectionci ... 32007.aspx (circuito de proteção), https://www.hobbychimp.com/products/530 ... case-deans (bateria LiPo utilizada na minha equipe) e
http://www.brchobbies.co.uk/catalog/pro ... a0973a3ee6 (conector para ligação entre bateria e circuito de proteção). Assim, considerando esses componentes em específico, gostaria de sanar as seguintes dúvidas:

1) Posso utilizar a placa do circuito de proteção sem o conector que o liga na bateria, usando-se apenas fios saindo da bateria e chegando ao circuito de proteção (sendo soldados neste)? (Essa é a opção que estou tentando evitar, pois não é uma boa prática de engenharia)
2) Tendo em mãos a documentação de um circuito de proteção comercial, com todas as especificações (componentes utilizados, corrente máxima de operação, etc.), posso projetar minha própria placa desse circuito, usando-se os mesmos componentes, mas com o conector adequado para minha bateria? (Opção que desejo escolher, pois eu poderia utilizar os conectores adequados)
3) Na inspeção técnica e de segurança, como seria realizado o teste do circuito de proteção?

Agradeço pela atenção.

Re: Circuito de proteção para baterias de Lítio

Enviado: Dom Set 24, 2017 9:41 pm
por Filipe
Prezado Everton Alves,

O comitê recebeu sua pergunta e está discutindo internamente a melhor forma de respondê-la. Em breve a resposta à sua pergunta será divulgada.

Atenciosamente

Comitê Baja SAE BRASIL

Re: Circuito de proteção para baterias de Lítio

Enviado: Seg Out 16, 2017 2:06 pm
por Kobayashi
Prezado Everton, agradecemos pelo contato.

Conforme seu questionamento:
1) A equipe pode utilizar a placa adaptando-a conforme necessário, seja soldando os cabos da bateria direto da placa ou trocando os conectores. Nesse caso, a equipe deve se atentar à adequação do cabeamento, suporte de carga pelas ilhas e trilhas e qualidade da solda. Perde-se um pouco em modularidade e manutenção, então a equipe precisa considerar soluções para contornar essa condição.

2) A equipe também pode projetar a própria placa, inclusive, nem precisaria utilizar os “mesmos componentes”. A equipe poderia fazer um projeto de autoria própria, com dimensionamento e seleção de componentes conforme for mais conveniente e adequado. Atentem-se ao dito anteriormente: robustez das trilhas, qualidade das soldas, adequação do cabeamento e fixação, dimensionamento e montagem corretos do conector.

3) O teste será realizado na condição que apresenta maior perigo para o condutor, ou seja, máxima corrente de descarga. Basicamente mede-se a corrente saindo da bateria ao se fechar um curto nos terminais da mesma.

Atenciosamente,

Comitê BAJA SAE Brasil