Distância entre pontos denominados (Item B6.2.2.5.4 Emenda 3)
Enviado: Ter Jul 14, 2020 6:05 pm
Boa noite,
Faço parte da equipe Vitória Baja e estamos em fase de projeto de nosso novo chassi. Ao analisarmos o item B6.2.2.5.4 “Membros da gaiola não podem ter ângulo de dobra maior que 30° fora de um ponto denominado (seção B6.2.2.4) e não podem ter comprimento maior do que 838 mm (33 in) entre pontos denominados.” surgiu o questionamento quanto à maneira correta de medir o comprimento entre os pontos denominados. Esse deve ser avaliado com base na menor distância entre os pontos ou ao longo do tubo?
Tal dúvida surgiu ao analisarmos as seguintes postagens do fórum, viewtopic.php?f=28&t=1603&p=6068&hilit= ... onal#p6068 que faz menção ao comprimento do tubo ao longo de seu curso e não a distância linear entre os pontos citados e viewtopic.php?f=28&t=356&p=1093&hilit=p ... ados#p1093 que nos leva a entender que a distância entre os pontos denominados é que deve ser considerada. Além disso, nesse último, o comitê diz que mesmo quando a distância entre os pontos B e S excede 838mm, não há necessidade de adição de travamentos, pois entende que o tubo SHC garante a segurança contra flambagem. Nesse caso, gostaríamos de perguntar o porquê de ainda não ter sido realizada uma alteração no RATBSB para que esta especificidade seja contemplada.
Portanto, gostaríamos de um posicionamento quanto a correta interpretação dos requisitos dimensionais citados anteriormente. Além de acreditarmos ser necessário que o RATBSB traga de maneira clara a forma com que as medidas devem ser realizadas.
Este ponto também atinge diretamente a participação das equipes brasileiras em competições internacionais, já que nessas a medida é realizada entre os pontos denominados de maneira linear, independente do comprimento do tubo. Dito isso, acreditamos que o RATBSB deveria acompanhar a regulamentação internacional, para que as equipes já estejam com suas gaiolas de proteção adequadas quanto a medida entre pontos denominados ao competirem internacionalmente.
Atenciosamente,
Jéssica Andreati Pinto.
Faço parte da equipe Vitória Baja e estamos em fase de projeto de nosso novo chassi. Ao analisarmos o item B6.2.2.5.4 “Membros da gaiola não podem ter ângulo de dobra maior que 30° fora de um ponto denominado (seção B6.2.2.4) e não podem ter comprimento maior do que 838 mm (33 in) entre pontos denominados.” surgiu o questionamento quanto à maneira correta de medir o comprimento entre os pontos denominados. Esse deve ser avaliado com base na menor distância entre os pontos ou ao longo do tubo?
Tal dúvida surgiu ao analisarmos as seguintes postagens do fórum, viewtopic.php?f=28&t=1603&p=6068&hilit= ... onal#p6068 que faz menção ao comprimento do tubo ao longo de seu curso e não a distância linear entre os pontos citados e viewtopic.php?f=28&t=356&p=1093&hilit=p ... ados#p1093 que nos leva a entender que a distância entre os pontos denominados é que deve ser considerada. Além disso, nesse último, o comitê diz que mesmo quando a distância entre os pontos B e S excede 838mm, não há necessidade de adição de travamentos, pois entende que o tubo SHC garante a segurança contra flambagem. Nesse caso, gostaríamos de perguntar o porquê de ainda não ter sido realizada uma alteração no RATBSB para que esta especificidade seja contemplada.
Portanto, gostaríamos de um posicionamento quanto a correta interpretação dos requisitos dimensionais citados anteriormente. Além de acreditarmos ser necessário que o RATBSB traga de maneira clara a forma com que as medidas devem ser realizadas.
Este ponto também atinge diretamente a participação das equipes brasileiras em competições internacionais, já que nessas a medida é realizada entre os pontos denominados de maneira linear, independente do comprimento do tubo. Dito isso, acreditamos que o RATBSB deveria acompanhar a regulamentação internacional, para que as equipes já estejam com suas gaiolas de proteção adequadas quanto a medida entre pontos denominados ao competirem internacionalmente.
Atenciosamente,
Jéssica Andreati Pinto.