Página 1 de 1

Fixação do cinto antissubmarino - Item B8.4.2.1

Enviado: Dom Abr 28, 2019 10:18 pm
por Gabriel Silva
Boa Noite,

Meu nome é Gabriel Silva Oliveira, atual membro da equipe Vitória Baja, da Universidade Federal do Espírito Santo.

Como apresentado pelo item B8.4.2.1, a tira antissubmarina deve ser fixada com chapas que seguem ao item B8.3.5, referente a isso, primeiramente cito o seguinte trecho do item B8.3.5.1: "...As arestas das chapas devem ser soldadas aos tubos em todo o seu perímetro (Figura B-48)."

Nosso atual protótipo possui um único membro longitudinal para funcionar como membro ASB e USM, e para que a fixação da tira antissubmarina atendesse ao item B8.3.5.1, recorremos a seguinte solução:
Imagem

No entanto, para que o cinto fosse corretamente prendido no piloto, a cinta da tira antissubmarina precisaria ser torcida. Ao discutir sobre esse problema com outras equipes, nos informaram que acontecia o mesmo com eles, mas que ainda assim passava sem recheck pela inspeção de segurança nas competições.

Porém, sendo este o motivo para a criação deste tópico, na última etapa nacional (25ª Competição Baja SAE Brasil), algumas equipes que utilizaram solução similar à imagem anterior, receberam recheck porque a tira do cinto ficaria torcida, sendo assim um recheck difícil de corrigir a tempo, pela necessidade de cortar o tubo, fabricar novas chapas e soldar as partes no carro. Além disso, não consta no RATBSB um item dizendo que a tira antissubmarina do cinto não poderia ser torcida ao prendê-la à fivela do cinto.

Durante a inspeção de segurança de nossa equipe, não levamos tal recheck mas, ao conversar com o juiz Daniel durante a prova, ele comentou sobre o recheck, inclusive dizendo que estava dando como ideia para as equipes solução similar a representada pela seguinte imagem, evitando assim, que a tira do quinto ponto do cinto fique torcida.
Imagem

Visto que o recheck não ocorreu para todos os casos de carros que apresentavam a tira torcida, gostaria que o comitê esclarecesse se a solução utilizada por nossa equipe (Primeira imagem) - causando com que a tira fique torcida ao prendê-la no cinto - ainda será aceita durante a inspeção de segurança ou não, evitando assim, que equipes com soluções similares recebam tal recheck em competições futuras.

Atenciosamente,
Gabriel Silva Oliveira

Re: Fixação do cinto antissubmarino - Item B8.4.2.1

Enviado: Qua Jun 19, 2019 12:55 pm
por Filipe
Prezado Gabriel,

o Comitê está revisando os requisitos exigidos no RATBSB referentes a fixação da tira antisubmarina e em breve fará a sua divulgaçãp.

Atenciosamente

Comitê Baja SAE BRASIL