Dúvida - condição do Membro SIM - Item B6.2.2.5.3
Enviado: Sáb Dez 08, 2018 7:37 pm
Olá, me chamo Daniel Garcia e represento a equipe Imperador da UTFPR-CT.
No último regional sul durante a prova de segurança recebemos um recheck estrutural no item B6.2.2.5.3 "Membros da gaiola com um raio de curvatura maior ou igual a 152 mm (6 in) não podem ter ângulo de dobra maior que 30° fora de um ponto denominado (seção B6.2.2.4) e não podem ter comprimento maior do que 838 mm (33 in) entre pontos denominados" - Dessa maneira obtivemos o recheck estrutural devido a uma dobra com angulo maior de 30° no membro Side Impact Members (SIM).
No projeto de nossa gaiola (Figura A), a medida máxima de 30° foi respeitada. No entanto, após o ocorrido na competição, o valor medido na gaiola fabricada foi de 36º (ver figura B). Analisando todo o processo, da modelagem à fabricação, identificamos que tal erro ocorreu durante o processo de dobra dos tubos, tendo em vista que tal processo foi realizado pela própria equipe e que não dispomos de meios que garantem boa precisão de fabricação.
Estamos trazendo essa situação aos Srs. no fórum pois gostaríamos de expor algumas preocupações quanto ao processo de correção desse problema. A troca do membro SIM de nossa gaiola implica na troca de outros 13 tubos - FABup, FABlow, travamentos do sim (dois), travamentos do FAB, suportes da coluna de direção além de um travamento na dianteira. Realizar tais modificações na gaiola podem causar o empenamento da estrutura durante o processo de substituição e a qualidade dos encaixes dos tubos retrabalhados a serem soldados também não será equivalente à primeira execução. Tendo isso em mente, enxergamos um grande risco de comprometer a integridade da gaiola e segurança de nosso piloto. Nos parece uma medida mais condizente com os padrões de segurança da SAE, manter nossa gaiola sem alterações de sua concepção original.
Outros pontos que podem ser mencionados são o fato de nosso design possuir 2 travamentos no membo SIM a mais do que o regulamento exige (FIGURA C); a diferença de 6° não corresponde a uma diferença de distância que afete o clearance para o corpo do piloto, por exemplo: verificamos criteriosamente outros pontos da gaiola e, após 2 anos e 3 competições (se aproximando da última), não encontramos outras inconformidades geométricas e dimensionais significativas que indiquem alguma falha no conceito ou execução do projeto que indiquem que essa inconformidade no tubo SIM seja resultado de um problema mais sério.
Diante disso, gostaríamos de uma resposta do comitê técnico se nossa gaiola pode seguir sem alterações para o Nacional 2019 ou se ela deve ser alterada, mesmo com os contras apresentados aqui.

Figura A

Figura B

Figura C
Agradecemos a atenção e disponibilidades do comitê.
Att,
Daniel Garcia
Equipe Imperador UTFPR
No último regional sul durante a prova de segurança recebemos um recheck estrutural no item B6.2.2.5.3 "Membros da gaiola com um raio de curvatura maior ou igual a 152 mm (6 in) não podem ter ângulo de dobra maior que 30° fora de um ponto denominado (seção B6.2.2.4) e não podem ter comprimento maior do que 838 mm (33 in) entre pontos denominados" - Dessa maneira obtivemos o recheck estrutural devido a uma dobra com angulo maior de 30° no membro Side Impact Members (SIM).
No projeto de nossa gaiola (Figura A), a medida máxima de 30° foi respeitada. No entanto, após o ocorrido na competição, o valor medido na gaiola fabricada foi de 36º (ver figura B). Analisando todo o processo, da modelagem à fabricação, identificamos que tal erro ocorreu durante o processo de dobra dos tubos, tendo em vista que tal processo foi realizado pela própria equipe e que não dispomos de meios que garantem boa precisão de fabricação.
Estamos trazendo essa situação aos Srs. no fórum pois gostaríamos de expor algumas preocupações quanto ao processo de correção desse problema. A troca do membro SIM de nossa gaiola implica na troca de outros 13 tubos - FABup, FABlow, travamentos do sim (dois), travamentos do FAB, suportes da coluna de direção além de um travamento na dianteira. Realizar tais modificações na gaiola podem causar o empenamento da estrutura durante o processo de substituição e a qualidade dos encaixes dos tubos retrabalhados a serem soldados também não será equivalente à primeira execução. Tendo isso em mente, enxergamos um grande risco de comprometer a integridade da gaiola e segurança de nosso piloto. Nos parece uma medida mais condizente com os padrões de segurança da SAE, manter nossa gaiola sem alterações de sua concepção original.
Outros pontos que podem ser mencionados são o fato de nosso design possuir 2 travamentos no membo SIM a mais do que o regulamento exige (FIGURA C); a diferença de 6° não corresponde a uma diferença de distância que afete o clearance para o corpo do piloto, por exemplo: verificamos criteriosamente outros pontos da gaiola e, após 2 anos e 3 competições (se aproximando da última), não encontramos outras inconformidades geométricas e dimensionais significativas que indiquem alguma falha no conceito ou execução do projeto que indiquem que essa inconformidade no tubo SIM seja resultado de um problema mais sério.
Diante disso, gostaríamos de uma resposta do comitê técnico se nossa gaiola pode seguir sem alterações para o Nacional 2019 ou se ela deve ser alterada, mesmo com os contras apresentados aqui.

Figura A

Figura B

Figura C
Agradecemos a atenção e disponibilidades do comitê.
Att,
Daniel Garcia
Equipe Imperador UTFPR