Boa noite.
Me chamo Ana Flávia e participo da área de materiais compósitos da equipe Baja Gralha azul. Temos interesse em utilizar fibra de vidro na fabricação da proteção do cvt, e como consta no regulamento, usaremos o ensaio charpy para comparar a resistência do material com a do aço 1010. Também, gostaríamos de laminar o braço de direção em fibra de carbono, como um projeto futuro, para o qual usaríamos o ensaio de tração. Gostaria de saber, se o ensaio de tração valida essa utilização do braço de direção em fibra e depois de realizados os ensaios, como posso arquivar esses dados, para utilização de compósitos em mais áreas do carro.
Validação de ensaios
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- Registrado em: Ter Fev 05, 2019 1:32 pm
- Escola: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
- Equipe: Baja Gralha Azul
Re: Validação de ensaios
Prezada Ana Flávia, agradecemos pelo contato.
O conceito de nível equivalente de segurança (ELOS) é utilizado (seguindo a seção B15 do RATBSB) para permitir o uso de soluções alternativas àquelas especificadas pelo regulamento, como é o caso da proteção de CVT. Caso a solução adotada pela equipe não descumpra nenhuma restrição do regulamento, não há necessidade de comprovar o ELOS para que o veículo seja aprovado na inspeção técnica. O comitê não "certifica" materiais; nós aprovamos ELOS permitindo o uso na competição de uma solução alternativa ao regulamento.
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL
O conceito de nível equivalente de segurança (ELOS) é utilizado (seguindo a seção B15 do RATBSB) para permitir o uso de soluções alternativas àquelas especificadas pelo regulamento, como é o caso da proteção de CVT. Caso a solução adotada pela equipe não descumpra nenhuma restrição do regulamento, não há necessidade de comprovar o ELOS para que o veículo seja aprovado na inspeção técnica. O comitê não "certifica" materiais; nós aprovamos ELOS permitindo o uso na competição de uma solução alternativa ao regulamento.
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL