Prezado Comitê,
Meu nome é Lourenço, da Equipe UNICAMP Baja SAE. Durante o último teste em pista, o nosso carro sofreu um capotamento que danificou o membro Side Impact Member (SIM) esquerdo da gaiola, por conta de um impacto direto com o amortecedor. A imagem 1 anexada mostra o estado atual do membro amassado.
Gostaria de saber se uma solução possível para manter a integridade do tubo em questão seria soldar luvas externas para reforço do membro, conforme a imagem 2. Na solução proposta, após desamassar o membro, sua parte comprometida é envolvida por uma luva de reforço bipartida composta de 2 trechos de tubos seccionados longitudinalmente, unidos por cordões de solda diametralmente opostos, além de soldada em torno do perímetro completo do tubo nas extremidades do remendo, como mostrado no zoom da imagem 3 (destaques em azul representam os cordões de solda). A equipe não encontrou nada sobre luvas externas no RATBSB - Emenda 7 para essa aplicação específica, contudo, entende que esta solução é a mais segura para a totalidade da gaiola quando comparada à substituição do membro SIM completo, que impactaria outras soldas no chassi, como no membro RRH, membros FBMup e FBMlow, e nos membros FABup e FABlow. É permitida a aplicação dessa solução? Seguimos abertos a sugestões do comitê.
Obrigado.
Reparo do membro SIM amassado
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lourenço_csnv
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Re: Reparo do membro SIM amassado
Prezado Lourenço,
Para uma melhor avaliação da proposta da equipe, precisamos entender alguns pontos:
1. O amassamento descrito é apenas local e na parede do tubo, ou houve flexão do tubo para dentro da gaiola? Favor apresentarem mais fotos que evidenciem melhor o dano ocorrido.
2. A equipe menciona que antes de adicionar a luva, irá desamassar o tubo. Por que e como a equipe pretende fazer isso? Pelas fotos enviadas não fica clara essa necessidade.
3. Quais as especificações do material da luva externa? Ele deve ser igual ou superior ao material utilizado no tubo SIM da equipe. Favor também trazer uma ilustração mais clara das regiões que serão soldadas na luva.
4. Qual o comprimento mínimo da luva proposta para garantir que reforce toda a área afetada?
Favor criarem um novo tópico esclarecendo essas dúvidas e trazendo uma proposta mais robusta.
Ressaltamos que todas as soluções aprovadas estarão sujeitas a reavaliação por parte do Comitê durante a prova de Inspeção de Conformidade Técnica e Segurança.
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL
Para uma melhor avaliação da proposta da equipe, precisamos entender alguns pontos:
1. O amassamento descrito é apenas local e na parede do tubo, ou houve flexão do tubo para dentro da gaiola? Favor apresentarem mais fotos que evidenciem melhor o dano ocorrido.
2. A equipe menciona que antes de adicionar a luva, irá desamassar o tubo. Por que e como a equipe pretende fazer isso? Pelas fotos enviadas não fica clara essa necessidade.
3. Quais as especificações do material da luva externa? Ele deve ser igual ou superior ao material utilizado no tubo SIM da equipe. Favor também trazer uma ilustração mais clara das regiões que serão soldadas na luva.
4. Qual o comprimento mínimo da luva proposta para garantir que reforce toda a área afetada?
Favor criarem um novo tópico esclarecendo essas dúvidas e trazendo uma proposta mais robusta.
Ressaltamos que todas as soluções aprovadas estarão sujeitas a reavaliação por parte do Comitê durante a prova de Inspeção de Conformidade Técnica e Segurança.
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL